18 de janeiro de 2026 Doar
Um serviço da EWTN News

Hoje começa a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2026

O papa Leão XIV cumprimenta o patriarca ecumênico ortodoxo Bartolomeu em Iznik em sua viagem à Turquia em novembro do ano passado. | Vatican Media

Hoje (18) marca o início da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC), que será celebrada até 25 de janeiro sob o lema Um só é o corpo, um só é o Espírito, como uma só é a esperança à qual Deus vos chamou (cf. Ef 4,4).

O convite à participação está sendo feito pelo Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pela Comissão de Fé e Ordem do Conselho Mundial de Igrejas, enquanto os materiais e reflexões para esta edição foram preparados pela Igreja Apostólica Armênia.

Este ano, o importante evento para os cristãos centra-se - como o título sugere - na passagem da carta de são Paulo aos Efésios: "Um só é o corpo, um só é o Espírito, como uma só é a esperança à qual Deus vos chamou” (cf. Ef 4,4).

A versão final dos textos foi preparada numa reunião realizada de 13 a 18 de outubro de 2024 na Santa Sé de Echmiadzin, Armênia.

O Departamento de Relações Interconfessionais da Igreja Apostólica Armênia coordenou um grupo ecumênico de cristãos armênios, responsável por uma proposta inicial, que foi posteriormente revisada e concluída em colaboração com a equipe internacional nomeada conjuntamente pelo Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas, até chegar aos textos finais usados na celebração deste ano.

Um caminho ecumênico com séculos de história

As origens da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos remontam ao fim do século XVIII, quando, em 1740, surgiu na Escócia um movimento pentecostal de renovação espiritual, promovendo a oração em comum entre as várias igrejas. Um século depois, o papa Leão XIII incentivou a prática de uma Oitava de Oração pela Unidade, ligada ao período de Pentecostes.

A primeira celebração formal da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos ocorreu em 1908, por iniciativa do reverendo episcopaliano (ramo anglicano dos EUA) Paul Wattson. Desde então, o movimento ecumênico tem sido marcado por gestos de profundo valor simbólico. Entre eles, destaca-se um encontro em Jerusalém em 1964, quando o papa são Paulo VI e o patriarca ortodoxo ecumênico Atenágoras rezaram juntos a oração de Cristo: "Que todos sejam um" (cf. Jo 17).

Mais recentemente, em novembro do ano passado, o papa Leão XIV e o patriarca ecumênico ortodoxo Bartolomeu recitaram em conjunto o Credo Niceno, por ocasião do 1700º aniversário dessa profissão de fé, reafirmando seu compromisso comum com a unidade visível dos cristãos.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar