16 de janeiro de 2026 Doar
Um serviço da EWTN News

Mosteiro da Luz em São Paulo e demais mosteiros concepcionistas do Brasil serão locais jubilares em 2026

Mosteiro da Luz em São Paulo (SP). | Crédito: Luciney Martins/O SÃO PAULO

Os fiéis que visitarem o Mosteiro da Imaculada Conceição da Luz em São Paulo (SP) em 2026 poderão lucrar indulgência plenária. Fundado em 1774 por santo Antônio Galvão e atualmente administrado pelas Monjas Concepcionistas Franciscanas da Ordem da Imaculada Conceição, o mosteiro será um dos locais jubilares por ocasião dos 100 anos da beatificação e dos 50 anos da canonização de santa Beatriz Menezes da Silva, fundadora da ordem.

O decreto da Penitenciaria Apostólica diz que o papa Leão XIV concedeu a indulgência plenária a pedido da Ordem da Imaculada Conceição aos fiéis que visitarem qualquer igreja pertencente à ordem e que tenham participado das suas cerimônias jubilares perante as relíquias de santa Beatriz de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2026.

No Brasil, há 15 mosteiros concepcionistas: o Mosteiro de Santa Beatriz e da Imaculada Conceição, em Araguari (MG); mosteiro do Sagrado Coração de Jesus e da Imaculada, em Floriano (PI); mosteiro da Imaculada Conceição e São José, em Fortaleza (CE); Mosteiro da Imaculada Conceição, em Guaratinguetá (SP); Mosteiro Concepcionista de Nossa Senhora das Mercês, em Itu (SP); Mosteiro Monte Sião da Imaculada Conceição, em Jataí (GO); Mosteiro Maria Imaculada da Paz, em Joinville (SC); Mosteiro Imaculada Conceição e São José, em Piratininga (SP); Mosteiro Portacelli, em Ponta Grossa (PR); Mosteiro Nossa Senhora da Conceição da Ajuda, no Rio de Janeiro (RJ); Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição, Salvador (BA); Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição de Macaúbas, Santa Luzia (MG); e o Mosteiro da Imaculada Conceição da Luz, em São Paulo (SP).

Para receber a indulgência, além da visita, os fiéis devem cumprir as condições habituais: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do papa.

“A indulgência é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida pelos pecados já perdoados quanto à culpa, que o fiel, devidamente disposto e em certas e determinadas condições, alcança por meio da Igreja, a qual, como dispensadora da redenção, distribui e aplica, com autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos”, diz a constituição apostólica Indulgentiarum Doctrina, do papa Paulo VI.

Santa Beatriz Meneses da Silva

Santa Beatriz da Silva nasceu em Campo Maior, Portugal, por volta de 1437, em uma família da alta nobreza ligada à casa real. A mãe de Beatriz, seguindo uma tradição familiar, confiou a educação religiosa de seus onze filhos aos franciscanos. Eles incutiram nas crianças um amor especial pela Imaculada Conceição, a Virgem Maria. Como resultado desses anos de formação, surgiram várias vocações para a vida religiosa na família.

Anos antes de se tornar freira, em 1447, Beatriz chegou a Castela, Espanha, como dama de companhia, integrando a comitiva da rainha Isabel de Portugal, que iria se casar com João II, rei de Castela.

Beatriz foi acusada de tentar seduzir o rei, levando Isabel a considerá-la uma traidora e uma ameaça. Como punição, a rainha portuguesa ordenou que ela fosse trancada em um baú, onde permaneceu por três dias.

Durante as terríveis horas sem luz, água ou comida, Beatriz teve uma visão de Nossa Senhora, que veio confortá-la e fortalecê-la em seu sofrimento. Depois de ser libertada, ela deixou a corte real, em Tordesilhas, e entrou para o mosteiro cisterciense de Santo Domingo de Silos, em Toledo, onde serviu a Deus por 30 anos.

Enquanto estava em Silos, a santa decidiu fundar um novo mosteiro, que mais tarde se tornaria a primeira sede da Ordem da Imaculada Conceição. Em 1489, com o apoio da rainha Isabel I de Castela — filha de Isabel II de Portugal — Beatriz obteve autorização do papa Inocêncio VIII para fundar o novo mosteiro, bem como a aprovação das regras da Ordem. Contudo, antes que a vida religiosa pudesse começar, em 1492, Deus chamou Beatriz à Sua presença.

Beatriz foi beatificada pelo Papa Pio XI em 28 de julho de 1926 e canonizada por São Paulo VI em 3 de outubro de 1976.

Os restos mortais de santa Beatriz são conservados para veneração pública na Casa Mãe das Irmãs Franciscanas Concepcionistas, em Toledo, Espanha.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar