16 de janeiro de 2026 Doar
Um serviço da EWTN News

Relíquias de são Pier Giorgio Frassati são postas para veneração em Roma

São Pier Giorgio Frassati, que morreu aos 24 anos em 1925, é amado por muitos jovens fiéis hoje por seu testemunho entusiasmado de santidade que alcança “as alturas”. | Domínio público

O secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, celebrar missa amanhã (17) na igreja Domus Mariae, em Roma, com a presença das relíquias de são Pier Giorgio Frassati, canonizado em 7 de setembro do ano passado pelo papa Leão XIV expostas para veneração pública.

A Ação Católica Italiana promove o evento. O santo foi membro ativo do movimento, exemplificando a vocação leiga à santidade na vida cotidiana.

Segundo um comunicado do movimento eclesial, são Pier Giorgio Frassati continua sendo uma referência viva para a associação: “Um testemunho de uma fé alegre e radical, capaz de conciliar a intimidade com Deus, o compromisso eclesial, a paixão pela justiça e a atenção concreta aos pobres”.

Ao término da celebração eucarística, o relicário será colocado na igreja Domus Mariae. O relicário, criado para a canonização e apresentado pela primeira vez na praça de São Pedro, no Vaticano, em 7 de setembro do ano passado, contém um fragmento de uma vestimenta pertencente a são Pier Giorgio Frassati.

A obra, assinada pela irmã Maria Agar Loche, inspira-se no famoso lema Rumo ao Alto, um resumo da jornada espiritual e humana do jovem são Pier Giorgio. A iconografia do relicário tem alguns aspectos fundamentais da experiência cristã de são Frassati, prezados pela tradição da Ação Católica: a Eucaristia como centro da vida, o Rosário, a presença de Nossa Senhora — com referência a Nossa Senhora de Oropa — e o amor pela Palavra de Deus, em particular pelas Epístolas de são Paulo.

Oito pedras de lápis-lazúli evocam a descrição de Frassati como "o homem das oito bem-aventuranças", expressão usada em 1977 pelo então cardeal Karol Wojtyła, futuro papa são João Paulo II. Os materiais e adornos, por fim, aludem à montanha, símbolo de sua jornada espiritual e de sua busca constante por Deus. Frassatti era montanhista

Com a celebração eucarística, a presidência nacional da Ação Católica confia o caminho da associação à intercessão de são Pier Giorgio Frassati, “renovando o compromisso de formar cristãos capazes de habitar o mundo com responsabilidade, esperança e fidelidade ao Evangelho”.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar