Jan 15, 2026 / 15:40 pm
O papa Leão XIV recebeu hoje (15) em audiência familiares das 40 pessoas mortas no incêndio de 1º de janeiro em um bar na estação de esqui de Crans-Montana, Suíça.
Um momento para testar nossa fé
No início de seu discurso, lido em italiano, o papa disse ser grato por poder se encontrar com eles.
“Queria pelo menos ter a oportunidade de compartilhar um momento que para vocês, em meio a tanta dor e sofrimento, é realmente uma provação da nossa fé, é uma provação daquilo que acreditamos”, disse Leão XIV. “E muitas vezes nos perguntamos: por que, Senhor?”
O papa falou sobre a situação que essas famílias enfrentam: “Uma das pessoas mais queridas e amadas por vocês perdeu a vida em uma catástrofe de extrema violência, ou está internada no hospital por um longo período, com o corpo desfigurado pelas consequências de um terrível incêndio que marcou a imaginação de todo o mundo. E isso aconteceu no momento mais inesperado, em um dia em que todos se divertiam e comemoravam para trocar votos de alegria e felicidade”.
O que se pode dizer em tal circunstância?
“O que se pode dizer em tal circunstância? Que significado se pode dar a tais acontecimentos? Onde se pode encontrar consolo à altura do que se está vivendo, alívio que não seja feito de palavras vazias e superficiais, mas que toque profundamente o coração e reacenda a esperança?”, perguntou o papa Leão XIV.
O papa disse que só há uma palavra adequada capaz de acompanhar tamanha dor: “Que é do Filho de Deus na cruz que, do fundo de seu abandono e de sua dor, clamou ao Pai: Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste? (cf. Mt 27, 46)”.
"A resposta do Pai ao pedido do Filho demora três dias, em silêncio”, disse Leão XIV. “Mas que resposta! Jesus ressuscita glorioso, vivendo para sempre na alegria e na luz eterna da Páscoa”.
A fé ilumina os momentos mais sombrios e dolorosos da vida
À luz da esperança da ressurreição, o papa lamentou não poder explicar-lhes por que lhes fora pedido que enfrentassem tal provação.
“O carinho e as palavras humanas de compaixão que lhes dirijo hoje parecem muito limitadas e impotentes”, disse Leão XIV. “Por outro lado, o Sucessor de Pedro, que vieram encontrar hoje, afirma com força e convicção: a esperança não é vã, porque Cristo ressuscitou verdadeiramente!”
Depois, o papa disse que “nada jamais poderá separá-los do amor de Cristo, assim como seus entes queridos que sofrem ou que morreram”.
“A fé que habita em nós, continuou, ilumina os momentos mais sombrios e dolorosos da nossa vida com uma luz insubstituível, que nos ajuda a continuar corajosamente o caminho rumo à meta”, disse ele.
“Jesus nos precede neste caminho de morte e ressurreição que exige paciência e perseverança”, disse Leão XIV. “Tenham certeza de proximidade e ternura de Cristo: Ele não está longe do que vocês estão vivendo, pelo contrário, Ele compartilha e carrega isso com vocês”.
“Dirijam suas lágrimas a Nossa Senhora”
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Ao fim de seu discurso, o papa falou a eles sobre as orações de toda a Igreja e as suas orações pessoais.
“Seus corações estão transpassados hoje, como o de Maria aos pés da Cruz”, disse ele. “Nossa Senhora das Dores está perto de vocês nestes dias, e eu os confio a ela”.
Por fim, Leão XIV os convidou a “dirigir a Ela sem reservas as suas lágrimas e busquem nela o conforto materno que talvez só Maria saberá dar e certamente poderá dar-lhes”.
“Como ela, vocês saberão esperar com paciência, na noite do sofrimento, mas com a certeza da fé, que um novo dia amanheça; e reencontrarão a alegria”, disse o papa.
Depois de dar a bênção apostólica, o papa Leão XIV convidou a todos a se unirem em oração com um Pai Nosso e uma Ave Maria, criando um momento de reflexão dividida em meio à tristeza.
Por fim, ele cumprimentou pessoalmente cada um dos presentes, que se aproximaram de Leão XIV. O papa apertou suas mãos e transmitiu sua tristeza e solidariedade.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar