Jan 14, 2026 / 15:40 pm
O papa Leão XIV ganhou uma imagem do servo de Deus, padre Cícero Romão Batista hoje, (14), durante sua audiência geral na Sala Paulo VI, no Vaticano, do deputado federal José Guimarães (PT-CE), líder do PT na Câmara dos Deputados.
O parlamentar disse em suas redes sociais que falou com o papa sobre o padre Cícero “reforçando o pedido de celeridade” no processo de canonização de “Padim Ciço”,
O deputado federal José Guimarães disse que deu imagens de padre Cícero para os papas Bento XVI e Francisco.
Processo de beatificação
A fase romana do processo de beatificação de padre Cícero Romão Batista na Santa Sé avançou em 31 de outubro, com a “abertura oficial do inquérito sobre a vida, as virtudes e a fama de santidade do servo de Deus” no dicastério para as Causas dos Santos. A fase diocesana do seu processo de beatificação foi concluída em 7 de junho passado, na basílica Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte (CE).
Padre Cícero Romão Batista nasceu em 1844, em Crato (CE). Foi ordenado padre em 1870, em Fortaleza. Em 1889 foi para Juazeiro do Norte (CE), onde ficou conhecido por seus supostos milagres. Em 1894, a Santa Sé o puniu com a suspensão da ordem, por manipular a crença popular. Em 1898, inconformado com a situação, foi ao Vaticano pedir ao papa Leão XIII a revogação de sua pena. Saiu de lá com a vitória, mas o bispo não aceitou e pediu revisão do resultado. Desde então o padre Cícero viveu rompido com a Igreja.
Em 1911, tornou-se prefeito de Juazeiro e realizou várias melhorias. Ele permaneceu nesta função por 12 anos. Ele morreu aos 90 anos, no dia 20 de julho de 1934, ainda rompido com a igreja católica, mas em 2015, por decisão do papa Francisco, ele foi reconciliado com a igreja. Seu processo de beatificação foi aberto em 30 de novembro de 2022, na basílica Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte (CE).
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar