13 de janeiro de 2026 Doar
Um serviço da EWTN News

Leão XIV vai visitar Angola em data ainda a ser decidida, diz núncio

Membros da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), bandeira de Angola e Papa Leão XIV. Imagem referencial. | Arquidiocese de Luanda/Vatican Media

Angola é um dos países africanos que o papa Leão XIV planeja visitar em sua primeira viagem pastoral ao continente como papa, anunciou o núncio apostólico no país.

Em entrevista coletiva hoje (13), o arcebispo Kryspin Witold Dubiel disse que o papa aceitou os convites da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), e do presidente de Angola, João Lourenço, dizendo que o cronograma e o itinerário da visita estão sendo finalizados.

“Neste momento, estamos preparando o plano e o programa para a visita do papa Leão XIV à África”, disse Dubiel. “Ainda não temos detalhes sobre a data exata ou o programa, mas eles serão comunicados assim que forem definidos”.

O arcebispo, natural de Przemyśl, Polônia, exortou todos os cidadãos angolanos a se prepararem para esse importante evento.

“Espero que a visita do Santo Padre seja uma oportunidade para redescobrir os valores que moldaram o povo angolano e para partilhar esses valores com as diversas comunidades que vivem e trabalham em todo o mundo”, disse o diplomata da Santa Sé em Angola, que também representa o papa em São Tomé e Príncipe.

Também na entrevista coletiva, o presidente da CEAST exortou aos angolanos para que participem das comissões que serão criadas para preparar a visita papal.

“Cada uma dessas comissões deverá dar o seu melhor na preparação, promoção e realização de todas as tarefas que lhe forem atribuídas”, disse o arcebispo de Saurimo, Angola, José Manuel Imbamba.

O arcebispo Imbamba agradeceu ao papa Leão XIV por ter aceitado o convite para visitar Angola.

O arcebispo de Luanda, Filomeno do Nascimento Vieira Dias, falou sobre a planejada viagem papal como um “momento de grande conforto humano e espiritual”, que ocorre num período especial da história do cristianismo e no ano em que se celebra o Grande Jubileu de Luanda – 450 anos Como Cidade, 450 anos a Celebrar a Fé.

O arcebispo Dias disse que a visita coloca Angola no caminho da evangelização e da universalidade.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Ele agradeceu ao governo angolano por "abrir as portas" e por aceitar colaborar com líderes religiosos para facilitar a visita papal.

No mês passado, o papa Leão XIV teria indicado que visitaria a África em 2026, citando a Argélia como um possível destino inicial. Angola, Guiné Equatorial e Camarões também foram citados como possíveis paradas.

O papa Leão XIV é o primeiro papa na história moderna com conhecimento em primeira mão da África. Ao contrário de seus antecessores, ele já tinha visitado pessoalmente a África oriental, ocidental, austral, setentrional e central.

Iniciando seu papado depois de sua eleição em maio do ano passado como o papa, o membro da Ordem de Santo Agostinho (OSA), nascido nos EUA, já havia visitado o Quênia pelo menos seis vezes, segundo o vigário regional dos membros da OSA no país da África oriental à ACI África, agência da EWTN na África. A última visita ao país ocorreu em dezembro de 2024.

Em 12 de maio do ano passado, o padre Robert Karanja Ireri disse que o papa Leão XIV visitou a Tanzânia, confirmando a notícia publicada pelo jornal Daily News de que ele teria visitado o país da África Oriental várias vezes.

O padre Karanja disse também que o papa Leão XIV visitou a Argélia, no norte da África.

Algumas irmãs agostinianas da Misericórdia de Jesus (AMJ) na África do Sul falaram sobre sua interação com o papa Leão XIV, então padre Robert Francis Prevost, quando ele visitou o país.

Segundo uma reportagem da Rede Católica da Nigéria (NCN, na sigla em inglês), divulgada em 10 de maio do ano passado, “o novo papa Leão XIV não é um estranho para a Nigéria, pois os registros mostram que ele visitou o país em pelo menos nove ocasiões entre 2001 e 2016”.

Em sua qualidade de prior-geral da Ordem Agostiniana da África do Sul (OSA), o papa Leão XIV, então padre Robert Francis Prevost, celebrou a inauguração da Universidade Agostiniana na capital da República Democrática do Congo (RDC), Kinshasa, em 2009.

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar