10 de janeiro de 2026 Doar
Um serviço da EWTN News

Cáritas suspende serviços para migrantes e pessoas vulneráveis em Roraima por falta de financiamento

Refeitório do projeto de alimentação da Cáritas oferece mais de 700 refeições diárias. | Crédito: Hugo de Lima /Cáritas Brasileira

Os serviços de água, saneamento, higiene e de distribuição de refeições para migrantes venezuelanos e pessoas em situação de vulnerabilidade nas cidades de Boa Vista (RR) e Pacaraima (RR) mantidos pela Cáritas Brasileira serão gradualmente suspensos por falta de financiamento.

Segundo o comunicado publicado na quarta-feira (7), o projeto WASH Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras que oferece estruturas sanitárias contendo banheiros de uso privativo, chuveiros, lavatórios, lavanderia, fraldários e bebedouros com água potável funcionará até março. Já o projeto Sumaúma - Nutrindo Vidas, que entrega cerca de 715 refeições diariamente no antigo Posto de Recepção e Apoio (PRA) de Boa Vista, funcionará até 30 de janeiro.

O comunicado do organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) explica que os dois projetos eram “integralmente financiados por recursos do governo dos EUA”  desde 2019 até janeiro do ano passado, quando o presidente americano Donald Trump cortou os repasses do governo federal americano para ajuda humanitária. Desde a suspensão do financiamento, a Cáritas Brasileira manteve os projetos com doações espontâneas.

“Cada ação da Cáritas representa proteção concreta para famílias, mulheres, crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade”, diz Indi Gouveia, coordenadora colegiada nacional da Cáritas Brasileira. “A Cáritas escolheu, desde a sua origem, estar ao lado de quem mais precisa. No contexto de emergência humanitária, os serviços que oferecemos em Roraima refletem a nossa preocupação com o fortalecimento da dignidade. São serviços essenciais, que estamos buscando manter, mas que no momento anunciamos a previsão de redução e suspensão futura, porque não temos apoios previstos a longo prazo para garantir o funcionamento das instalações sanitárias e a oferta de alimentos”.

A Cáritas Brasileira está promovendo uma campanha de doações para ajudar a “sustentar ações emergenciais de cuidado, proteção e dignidade, especialmente em um momento de forte retração da ajuda humanitária internacional”.

A doação pode ser feita via Pix para doe@caritas.org.br .

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar