6 de fevereiro de 2026 Doar
Um serviço da EWTN News

Evento de universitários católicos dos EUA atrai público recorde

A SEEK 2026 bateu recordes de público. | Cortesia da FOCUS

A SEEK 2026 atraiu cerca de 26 mil participantes em três cidades dos EUA este ano, estabelecendo um recorde de público e um aumento de 24% em relação ao ano passado, disseram os organizadores. A SEEK é um evento de cinco dias para “encontrar Cristo através da oração, adoração, dos sacramentos e de palestrantes inspiradores”, segundo os organizadores.

Os participantes se reúnem até hoje (5) em Columbus, Ohio; Denver, Colorado; e Fort Worth, Texas, para a conferência SEEK 2026, organizada pela FOCUS, Fellowship Of Catholic University Students (Confraria de estudantes universitários católicos). No início da última sexta-feira (2), Columbus havia atraído o maior público, com cerca de 16.100 inscritos, em comparação com 5.907 em Fort Worth e 4.503 em Denver.

Organizadores relataram crescimento em praticamente todas as categorias de participação. Um total de 11.744 estudantes de campi afiliados à FOCUS se inscreveram este ano, um aumento de 9% em relação ao ano passado, quando a conferência foi feita simultaneamente em Salt Lake City e Washington, D.C. Outros 2.752 estudantes de campi não afiliados à FOCUS participaram — um aumento de 64% em relação ao ano passado.

A conferência também está registrando participação recorde entre líderes da Igreja. Cinquenta e oito bispos católicos estão participando da SEEK este ano, o maior número na história do evento, em comparação com os 46 bispos do ano passado. A participação de seminaristas também cresceu 43%.

 

 

 

 

'Como uma mini-Jornada Mundial da Juventude'

O bispo de Columbus, Ohio, Earl Fernandes, que teve um papel fundamental em levar a SEEK para Ohio, disse que a conferência oferece um sinal visível de vitalidade na Igreja — particularmente entre os jovens adultos em sua diocese e em outros lugares.

“Espero que isso seja como uma mini-Jornada Mundial da Juventude para a nossa diocese”, disse Fernandes. “Aqui temos seminaristas, bispos, estudantes universitários e pessoas que fazem discípulos. Muitas pessoas estão muito interessadas em se tornar discípulos missionários”.

Fernandes disse que a grande participação na conferência deste ano desafia as alegações de que a Igreja está ultrapassada ou incapaz de envolver as gerações mais jovens.

“Às vezes, a narrativa é que a Igreja é antiga e que os bancos estão vazios”, disse ele. “Em nossa diocese, a população católica dobrou nos últimos três anos e meio, e está ficando mais jovem. Temos muitos jovens adultos fervorosos na fé, e muita coisa está acontecendo”.

O crescimento observado na SEEK, disse ele, mostra uma fome mais profunda entre os jovens por significado, comunidade e encontro com Cristo.

“Minha esperança é que, tanto aqui quanto em todo o país, os jovens se fortaleçam vendo outros que são entusiasmados com sua fé, que tiveram um encontro pessoal com o Senhor e que estão começando a pensar em sua vocação”, disse Fernandes.

 

 

 

 

Criando espaço para os jovens

Fernandes falou sobre o papel crucial da liderança da Igreja em fazer com que os jovens se sintam acolhidos e capacitados para servir.

“Quando as gerações mais jovens dizem que não há lugar para elas na Igreja, parte do problema está na liderança”, disse Fernandes. “Às vezes, as mesmas pessoas servem em cargos em suas igrejas por décadas sem abrir espaço para os jovens. Nosso trabalho é criar espaço para que os jovens digam sim”.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

A localização central de Columbus na região leste dos EUA a coloca "ao alcance de uma grande parte do país", a algumas horas de outras grandes cidades como Cincinnati, Lexington e Indianápolis. Segundo Fernandes, "essa acessibilidade importa", como anunciaram os organizadores na última sexta-feira, quando a conferência SEEK do próximo ano voltará a Columbus e se expandirá para um novo local em San Antonio, Texas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

'O que eles têm que eu não tenho?'

O tema da conferência, Às Alturas!, inspira-se em são Pier Giorgio Frassati, jovem conhecido por seu testemunho alegre e serviço ao próximo, canonizado em setembro do ano passado junto com são Carlo Acutis. Fernandes disse que o exemplo deles dialoga diretamente com os desafios enfrentados pelos jovens adultos de hoje, como a solidão e problemas de saúde mental.

“Tendo esses problemas em mente, a questão para os participantes dessa conferência é como essa fraternidade construída se reflete em suas vidas quando voltam para casa”, disse ele.

Ele disse que a evangelização entre pares é um fator chave para o crescimento sustentado, citando o Centro Newman da Universidade Estadual de Ohio em sua diocese, onde houve um aumento no número de estudantes que ingressam na Igreja a cada ano.

“Quando alguém tem um encontro transformador com Cristo, os outros percebem”, disse Fernandes. “Eles perguntam: Por que eles estão tão felizes? O que eles têm que eu não tenho?”

Desejando que os participantes mantenham essa alegria semelhante à de Cristo, Fernandes disse ter esperança de que a conferência SEEK seja “um catalisador”.

“Quando esses jovens voltam aos seus campi e comunidades, eles voltam com a fé renovada”, disse ele.

 

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar