2 de janeiro de 2026 Doar
Um serviço da EWTN News

Incêndio destrói ex-igreja católica da Holanda no dia de Ano Novo

Incêndio destrói ontem (1) a torre da igreja Vondelkerk em Amsterdã, Holanda, no dia de Ano Novo. | Remko DE WAAL/ANP/AFP via Getty Images/Netherlands OUT

Um incêndio destruiu ontem (1º) um prédio histórico de uma ex-igreja católica holandesa em Amsterdã, reduzindo o edifício de 150 anos praticamente a cinzas em questão de horas.

Segundo relatos, bombeiros responderam a um incêndio na Vondelkerk, ou igreja de Vondel, por volta da 1h da manhã do dia de Ano Novo, e as chamas acabaram consumindo quase todo o edifício.

A igreja foi construída em 1880 por Pierre Cuypers, arquiteto que projetou dezenas de igrejas na Holanda. Antes pertencente à diocese de Haarlem-Amsterdã, o edifício foi vendido em 1979 e dessacralizado, num ato formal da Igreja para remover o caráter sagrado da igreja. O edifício foi reformado para ser usado como local para eventos.

A empresa proprietária do imóvel, Stadsherstel Amsterdam (Restauração Urbana de Amsterdã), disse que o incêndio fez a torre da igreja desabar sobre a nave.

“A perda dessa bela igreja nos comove profundamente”, disse o grupo de restauração. “Nossos pensamentos estão com os moradores locais, os inquilinos habituais da igreja que perderam seu local de trabalho e com as pessoas que haviam reservado a Vondelkerk para seus casamentos, festas de empresa, concertos ou outros momentos especiais”.

“Estamos fazendo todo o possível para ver o que podemos fazer por eles nos próximos dias”, disse o grupo. A organização disse que está lançando uma campanha de financiamento coletivo para ajudar na restauração do prédio.

Não foi informada a causa do incêndio, que não deixou mortos nem feridos.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar