Dec 25, 2025 / 12:49 pm
O papa Leão XIV surpreendeu fiéis este ano ao reviver uma tradição que não se via com frequência nos últimos anos: saudações de Natal em vários idiomas, como chinês, árabe, espanhol e latim, na bênção Urbi et orbi, à cidade [de Roma] e ao mundo, a partir da varanda central da basílica de São Pedro, no Vaticano.
A facilidade do papa com idiomas, demonstrada em sua recente visita a Ancara, Turquia, quando cumprimentou soldados em turco, permitiu-lhe retomar saudações em vários idiomas neste Natal, reforçando assim o caráter global da celebração.
A iniciativa lembra costumes do papa são João Paulo II e do papa Bento XVI, que também costumavam dirigir-se aos fiéis em diferentes idiomas.
O primeiro Natal do papa Leão XIV teve várias mudanças. A primeira foi a mudança do horário da missa da Véspera de Natal para as 22h, em vez das habituais 19h, alteração implementada devido à pandemia de COVID-19. Historicamente, a celebração ocorria à meia-noite, embora Bento XVI tenha decidido antecipá-la em duas horas em 2009.
Apesar da cerimônia tardia, o papa também celebrou a missa de Natal às 10h da manhã (6h no horário de Brasília) de hoje (25), algo que não acontecia desde 1994, no pontificado de são João Paulo II.
A manhã de Natal teve uma surpresa para os fiéis: momentos antes de dar a bênção apostólica, Leão XIV percorreu a praça de São Pedro no papamóvel para saudar e felicitar pessoalmente milhares de fiéis que o aguardavam há horas sob a chuva.
Segundo a programação prevista, amanhã (26) o papa viajará para Castel Gandolfo, Itália, para descansar fora de Roma. Ele voltará ao Vaticano para celebrar o tradicional hino Te Deum, no Ano Novo, na basílica de São Pedro, acompanhado por cidadãos romanos, e em seguida visitará o presépio e a árvore de Natal na praça de São Pedro, seguindo outro costume natalino do papado.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar