16 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Patriarca Latino de Jerusalém visita os EUA para apoiar cristãos que sofrem na Terra Santa

Cardeal Pierbattista Pizzaballa, Patriarca Latino de Jerusalém. | Crédito: Alessia Pierdomenico - Shutterstock.

A arquidiocese de Detroit, EUA, receberá o patriarca latino de Jerusalém cardeal Pierbattista Pizzaballa, para uma visita pastoral de amanhã (4) a domingo (7).

O padre Adam Nowak, vice-chanceler da arquidiocese, disse à CNA, agência em inglês da EWTN, que o patriarca foi convidado depois de conversas com cristãos árabes locais.

“Os objetivos deste evento são espirituais e buscam expressar nossa proximidade com nossos irmãos e irmãs cristãos que sofrem na Terra Santa”, disse o padre Nowak

No dia 5 de dezembro, o cardeal Pizzaballa discursará em um jantar oferecido pelo arcebispo de Detroit, Edward Weisenburger, para arrecadar fundos para o Patriarcado Latino de Jerusalém e suas obras de caridade. O patriarcado tem jurisdição sobre os católicos latinos e melquitas em Chipre, Israel, Jordânia e Palestina.

Nowak disse que o arcebispo Weisenburger espera que, como resultado desta visita pastoral, as pessoas possam “compreender de forma mais pessoal, escutando os relatos e a experiência do patriarca, como é a situação atual no país: as dificuldades que enfrentam, mas também a esperança que mantêm”.

O sudeste de Michigan abriga vibrantes comunidades católicas do Oriente Médio, incluindo caldeus, maronitas e melquitas. O cardeal Pizzaballa se encontrará com os fiéis e participará de diversos eventos focados em oração, solidariedade e ações de ajuda humanitária.

Ao anunciar a campanha de arrecadação de fundos, o arcebispo elogiou os cristãos da Terra Santa, que “heroicamente mantêm e protegem os lugares sagrados que são importantes para todos nós. Eles contam com a nossa solidariedade para manter viva a sua antiga fé em sua própria terra”.

Forte apoio local à Terra Santa

Em outubro, os católicos da arquidiocese responderam generosamente ao apelo do arcebispo para ajudar Gaza, contribuindo com mais de US$ 462 mil para aliviar a grave escassez de alimentos.

A visita do cardeal Pizzaballa começará amanhã (4) com outro evento de arrecadação de fundos organizado pela Eparquia Católica Caldeia de São Tomás Apóstolo.

O padre Marcus Shammami disse à CNA que o bispo Francis Y. Kalabat quer “destacar a presença cristã no Oriente Médio porque grande parte do mundo se esquece de que ainda existem cristãos lá”.

Existem oito paróquias caldeias na arquidiocese de Detroit. Para o padre Shammami, a visita também é significativa para esses católicos, muitos dos quais sofreram durante anos de guerra e conflito no Iraque. Cerca de 80% dos cristãos iraquianos são católicos caldeus.

“O mundo ficou em grande parte em silêncio durante nossos anos de sofrimento no Iraque e ignorou nossa situação. Queremos garantir que isso não aconteça novamente”, disse o padre Shammami.

O governo iraquiano, oficialmente muçulmano, garante a liberdade de religião e culto, mas impõe certas restrições aos cristãos. A Comissão dos EUA para a Liberdade Religiosa Internacional incluiu o Iraque em sua lista de países sob vigilância especial.

Como parte de seu itinerário, o cardeal Pizzaballa celebrará missa no domingo, 7 de dezembro, na Basílica Santuário Nacional da Pequena Flor em Royal Oak, Michigan.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar