Nov 29, 2025 / 17:34 pm
Um profundo respeito, expresso no silêncio solene do papa Leão XIV durante a visita que realizou hoje (29), pela manhã à histórica Mesquita Azul, foi o protagonista do terceiro dia de sua viagem à Turquia.
Ao contrário de seus antecessores, o papa agradeceu as boas-vindas, mas recusou gentilmente realizar um momento de oração no local.
Mais tarde, ele se reuniu com representantes das comunidades cristãs presentes na Turquia na igreja ortodoxa siríaca Mor Ephrem, a primeira e única igreja construída na Turquia nos últimos 100 anos.
Durante esta visita, o papa Leão XIV deixou uma mensagem no Livro de Honra, sublinhando o significado histórico do 1700º aniversário do Concílio de Nicéia, um tema que voltou a enfatizar durante o seu encontro posterior com líderes de várias confissões cristãs.
O papa participou depois de uma doxologia na igreja patriarcal de são Jorge, junto com o patriarca ecumênico Bartolomeu I, que é uma expressão de louvor que acompanha a Igreja ao longo dos séculos, na qual rezaram pela unidade de todos os cristãos.
Depois, ambos se dirigiram à sede do Patriarcado Ecumênico para assinar uma declaração conjunta intitulada “Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom, porque o seu amor é eterno!”, na qual agradecem pela "dádiva deste encontro fraterno” e expressam seu desejo "rumo à tão esperada restauração da plena comunhão entre as nossas Igrejas irmãs".
A declaração também faz referência ao 1700º aniversário do do Primeiro Concílio Ecumênico de Niceia, ao qual se refere como “momento extraordinário de graça”. O objetivo da comemoração desta data "não é apenas recordar a importância histórica do Concílio, mas estimular-nos a estar continuamente abertos ao mesmo Espírito", diz a declaração conjunta.
Eles disseram que a celebração conjunta da Páscoa deste ano anima "a continuar o processo de explorar uma possível solução" para celebrar "juntos a Festa das Festas todos os anos" e exortaram "aqueles que ainda hesitam, perante qualquer forma de diálogo, a ouvirem o que o Espírito diz às Igrejas" e a "apresentar ao mundo um testemunho renovado de paz, reconciliação e unidade".
A tarde de hoje foi marcada pela primeira missa de sua viagem internacional, na qual ele clamou por unidade e paz neste mundo dividido. Ele também lembrou que “a alegria do bem é contagiante” e, por isso, convidou os cristãos a reforçarem seu testemunho.
Um anúncio da Airbus disparou todos os alarmes hoje. A Sala de Imprensa da Santa Sé informou que o Airbus A320 que transporta o papa Leão XIV precisava substituir uma peça. A troca foi feita durante o dia.
O inconveniente não afetou apenas o avião usado pelo papa em sua primeira viagem apostólica. O problema também afeta mais de seis mil aeronaves em todo o mundo.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar