Nov 29, 2025 / 11:38 am
O padre Antônio Carlos do Nascimento, do clero de Fortaleza (CE) e o padre Jânison de Sá Santos, do clero de Propriá (SE), foram nomeados hoje (29), bispos auxiliares de Fortaleza pelo papa Leão XIV. Segundo a arquidiocese de Fortaleza, as nomeações foram recebidas “com intensa alegria” pelo arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão, porque ele “estava sem bispos auxiliares desde julho de 2024”.
A arquidiocese de Fortaleza tem atualmente “148 paróquias” e está presente “em 31 municípios” do Ceará, disse a arquidiocese, ressaltando que ela “se destaca pela vitalidade de suas expressões religiosas, movimentos, pastorais e novas comunidades”.
Padre Antônio Carlos disse que recebe “esta missão com humildade e com o coração disponível para servir ainda mais ao nosso povo” e pede que os fiéis de Fortaleza “rezem” por ele, para que, guiado pela proteção de Nossa Senhora”, ele “possa responder cada dia: secundum verbum tuum (Segundo Sua Palavra)”. Padre Jânison disse que recebeu “o comunicado com temor e tremor, mas confiando na graça de Deus”, mas vai “com o coração aberto e com o desejo de aprender, conviver, escutar e dar” sua “contribuição, buscando sempre a fidelidade ao Evangelho.”
Padre Antônio Carlos
Padre Antônio Carlos do Nascimento nasceu no dia 22 de novembro de 1972, em Fortaleza (CE). Foi ordenado padre em 22 de dezembro de 2003, na catedral de Fortaleza. Ele tem mestrado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana e fez vários cursos de atualização em Teologia e Direito Canônico realizados na Sacra Rota Romana, em Roma e na Pontifícia Universidade Católica Argentina, em Buenos Aires, onde iniciou seu doutorado em Direito Canônico.
Entre 2003 a 2004, foi Vigário paroquial da paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Messejana (CE); Entre 2003 a 2005, foi auditor do Tribunal Eclesiástico Regional de Apelação de Fortaleza; Entre 2005 a 2016, foi pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; Entre 2016 a 2025, foi pároco da paróquia são Pio X, no bairro Pan-Americano, em Fortaleza. Ele também foi professor de Direito Canônico na Faculdade Católica de Fortaleza; Membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores; Assessor Canônico dos bispos do Regional Nordeste I da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Até o momento, ele é vigário judicial e presidente do Tribunal Eclesiástico Regional e de Apelação do Ceará e vigário paroquial da paróquia Mãe Santíssima, no Parque Dois Irmãos, em Fortaleza
Padre Jânison
Padre Jânison de Sá Santos nasceu no dia 8 de dezembro de 1969, em Propriá (SE). Foi ordenado padre no dia 18 de agosto de 1995, em Propriá. Ele tem mestrado e doutorado em Teologia com concentração em Catequética, pela Universidade Pontifícia Salesiana de Roma e pós-doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Entre 1999 a 2003, foi pároco em Japaratuba (SE). Entre 2000 a 2003, foi coordenador diocesano de pastoral e de catequese e também coordenador regional de Catequese. Ele também foi ecônomo do seminário maior Nossa Senhora da Conceição. Entre 2003 a 2007 e 2019-2023, foi assessor da Comissão Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), onde também foi membro do grupo de reflexão Bíblico-catequética. Entre 2011 a 2019, foi membro do grupo de especialistas em catequese do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (CELAM). Entre 2011 a 2017, foi assessor da Comissão de catequese do Regional NE 3 da CNBB.
Entre 2011 a 2018, foi reitor do seminário maior Nossa Senhora da Conceição de Aracaju (SE) de. Entre 2011 a 2017, foi professor de pós-graduação em Pedagogia Catequética na PUC Goiás e entre 2017-2018, na Faculdade do Planalto Central com polo em Aracaju. Entre 2017 a 2017, colaborou com a pastoral carcerária de Sergipe e foi membro da equipe de coordenação de pastoral de Aracaju. Entre 2011 a 2018, foi membro do Conselho Presbiteral de Propriá.
Em 2016, foi convidado pelo Pontifício Conselho para a Nova Evangelização para colaborar na revisão do Diretório Geral para a Catequese. Em 2019, foi pároco em Cedro de São João (SE); Entre 2003 a 2025, foi conselheiro das Equipes de Nossa Senhora em Brasília e Aracaju. Em 2023, foi professor de Teologia catequética e Teologia Pastoral na Faculdade de Teologia da arquidiocese de Brasília. Até o momento ele exerce na CNBB as seguintes funções: subsecretário adjunto de Pastoral; Presidente da Sociedade Brasileira de Catequistas; Membro da Sociedade dos Catequistas Latino Americanos; Membro do Instituto Nacional de Pastoral Padre Alberto Antoniazzi; Assessor da comissão das Diretrizes Gerais da ação evangelizadora e membro da equipe de Animação Nacional do Sínodo.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar