5 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Comunidade libanesa vive expectativa de paz com visita do papa Leão XIV ao Líbano

Padre Michel Sakr, pároco da Catedral Maronita Nossa Senhora do Líbano em São Paulo (SP). | Crédito: Roberto Zanin / ACI Digital.

O desejo de paz que o papa Leão XIV leva em sua viagem ao Líbano também está presente na comunidade libanesa no Brasil. Com maioria formada por católicos, estima-se que ela seja a maior do mundo fora do Líbano, com população que, incluindo os descendentes, está na casa dos milhões de habitantes.

“Estamos todos em festa com a expectativa positiva da visita do pontífice”, disse à ACI Digital o bispo maronita do Brasil, Dom Edgard Madi. “Ele escolheu a região para sua primeira visita pastoral e será o quarto papa que visita o Líbano”.

Dom Edgard ressalta que Leão XIV fará algo inédito. “Ele será o primeiro papa a visitar o túmulo de são Charbel, monge e sacerdote maronita, padroeiro do Líbano. Esperamos que a presença e as orações do papa tragam paz, prosperidade e segurança para o país”, conclui. 

A expectativa é grande na Catedral Maronita Nossa Senhora do Líbano, em São Paulo, a primeira do Brasil, fundada na última década do século XIX. O atual pároco, padre Michel Sakr, lembra que o primeiro objetivo da existência da paróquia é conservar o rito maronita, que tem origem em Antioquia, hoje no território da Turquia. Essa forma de celebrar tem a fórmula da consagração pronunciada em aramaico, idioma falado pelos judeus do tempo de Jesus.

Padre Michel ressalta o caráter espiritual da visita papal. “A Igreja Católica, unida ao papa, respira com dois pulmões, o da Igreja Ocidental e o da Igreja Oriental. A visita de Leão XIV ao Líbano valoriza a importância dessa realidade, com a diversidade dos ritos. Não só do maronita, mas das demais Igrejas e profissões de fé da região”.

Fé, paz e esperança para o Líbano

O cônsul-geral do Líbano em São Paulo, Rudy El Azzi, acredita que o papa levará não apenas a fé no presente, mas a esperança no futuro do país. “O Líbano sofreu e continua sofrendo com conflitos políticos. Nosso povo precisa acreditar em um futuro de paz e prosperidade. Acreditamos que a visita do papa renovará essa esperança”. A chefe de gabinete do consulado, Dolly Lahoud, acompanha de perto a situação do Líbano e acredita que a estadia de Leão XIV transcende a dimensão religiosa. “A visita será importante não só para os católicos, mas para a população com um todo, já que todos sofrem há vários anos com a guerra”.

Também trabalhando no consulado, Sabah Boutros Salomão, acredita que a palavra-chave da visita é “esperança”. “O povo libanês é guerreiro, no sentido de não desanimar nunca. A visita dele a São Charbel vai renovar a esperança do povo por dias melhores”.

“O Líbano sempre quis e quer a paz”, afirma o empresário Geraldo Obei. Para ele, a visita do papa poderá “significar o apoio nessa busca pelo fim dos conflitos”.

Nesse cenário, Dom Edgard Madi vê a visita de Leão XIV como um presente. “O papa falou que basta a presença dele para levar a paz para o Líbano e para o Oriente Médio. E eu creio que toda visita pastoral tem sempre um fruto do Espírito Santo. Esse fruto será a paz, a estabilidade e a prosperidade para o país”, afirma o Bispo Maronita do Brasil. 

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar