17 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Igrejas serão iluminadas de vermelho em apoio a cristãos perseguidos no mundo

Captura de vídeo sobre a Semana Vermelha 2025 da fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre. | ACN Global

Mais de 600 igrejas serão iluminadas de vermelho em memória dos cristãos perseguidos devido à fé. Essa ação faz parte das atividades organizadas pela fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN Internacional), no âmbito da Semana Vermelha 2025, que ocorrerá de 15 a 23 de novembro.

Num comunicado divulgado à ACI Prensa, agência em espanhol do Grupo ACI, a ACN cita o relatório da fundação pontifícia sobre liberdade religiosa para alertar que “413 milhões de cristãos vivem em países onde a liberdade religiosa é severamente restringida; deles, cerca de 220 milhões vivem diretamente expostos à perseguição”.

A fundação pontifícia diz que “essa perseguição assume muitas formas e varia de região para região, mas os números totais oferecem uma visão ilustrativa da magnitude do problema: os cristãos estão expostos à perseguição ou discriminação em 32 países”.

Propriedades cristãs foram atacadas em 68 países “com clara motivação religiosa” e em 45 países “os cristãos não podem expressar publicamente sua fé com símbolos religiosos em locais públicos”.

Em 57 países os cristãos “são vítimas de violência física ou prisões por causa de sua fé” e em 33 países eles “são forçados a fugir”.

Devido a essa situação, a ACN faz a Semana Vermelha todos os anos, pois o vermelho “simboliza o sangue dos mártires” e serve “como um lembrete visual do sofrimento suportado por milhões de pessoas pela fé delas”.

Semana Vermelha 2025

Neste ano, a ACN coordenou com cerca de 600 igrejas em todos os continentes e com os responsáveis ​​por monumentos emblemáticos para que eles sejam iluminados em vermelho, com o objetivo de "lançar luz sobre a situação dos cristãos perseguidos, aumentar a conscientização sobre a perseguição religiosa e defender a liberdade religiosa".

Além disso, “cerca de 100 eventos foram organizados em todo o mundo, muitos deles agendados para 19 de novembro, data da #RedWednesday, o dia central da campanha”.

“Entre outros países, participarão Austrália, Áustria, Alemanha, Portugal, Holanda, Reino Unido, França, Itália, Irlanda, Suíça, Hungria, Canadá, México e Colômbia”, diz a fundação.

No caso da França, monumentos parisienses como o obelisco da praça da Concórdia, a ponte Neuf e a Pont des Arts (Ponte das Artes) serão iluminados pela primeira vez.

A ACN diz que espera a participação presencial de cerca de 10 mil pessoas em orações, eventos públicos, reuniões escolares, concertos e marchas; e de cerca de 500 mil através de plataformas online e da mídia.

Assim como nos anos anteriores, a Semana Vermelha terá testemunhos de pessoas que sofreram perseguição, como a freira Glória Narváez e o padre Hans-Joachim Lohre. Ambos foram raptados no Mali, país na África ocidental atingido pelo terrorismo islâmico.

Em comunicado, a ACN “convida todas as paróquias, escolas e comunidades a se unirem a esse gesto de solidariedade internacional, iluminando as igrejas de vermelho, organizando momentos de oração e compartilhando uma mensagem na Semana Vermelha de 2025 nas redes sociais com as hashtags #RedWeek2025 (Semana Vermelha 2025) e #RedWednesday2025” (Quarta-feira Vermelha 2025).

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar