18 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Cerca de 250 mil fiéis participam da 82ª Romaria de Nossa Senhora Medianeira em Santa Maria

82ª Romaria Estadual da Medianeira. | Crédito: Arquidiocese de Santa Maria (RS).

Cerca de 250 mil fiéis participaram ontem (9) da 82ª Romaria Estadual da Medianeira da arquidiocese de Santa Maria (RS). A procissão percorreu cerca de três quilômetros da catedral de Santa Maria até a basílica de Nossa Senhora Medianeira, onde o bispo de Roraima (RR), dom Evaristo Spengler, celebrou a missa solene no altar do monumento pelo, por volta das 8h30.

O quadro com a imagem de Nossa Senhora Medianeira foi carregado pelos guardiões durante todo o percurso. Eles se revezavam enquanto os fiéis rezavam e cantavam músicas a Nossa Senhora.

“Maria age, intercede, confia, aponta para o seu filho Jesus: ‘Fazei tudo o que Jesus vos disser’. Essa palavra não é só para os serventes da festa, é para nós hoje”, disse dom Evaristo ao comentar a passagem do evangelho das Bodas de Caná.

“Maria se apresenta diante de Deus com singeleza de coração de Mãe, ela intercede por nós junto ao seu filho Jesus. Eu tenho certeza de que o povo gaúcho ao longo de todos os anos e constantemente percebe essa mãe intercessora, a medianeira de todas as graças, presente em suas necessidades”, disse dom Evaristo.

O tema da Romaria foi “Sob o olhar da Medianeira, peregrinos de esperança”, por causa do Jubileu da Esperança 2025.

Segundo o arcebispo de Santa Maria, dom Leomar Antônio Brustolin, “neste ano tivemos uma grande presença de crianças e jovens e isso ficou evidente nos dias da programação. Ele destacou “também a expressiva quantidade de pessoas que, durante a procissão, caminharam à frente do quadro”.

“Eu já participei de cinco romarias e nunca tinha o visto”, disse. “Eu enxergo isso como uma retomada das pessoas ao convívio da Igreja... Eu creio que as pessoas estão buscando um sentido para viver”.

Devoção a Nossa Senhora Medianeira permanece

A Romaria Estadual da Medianeira é celebrada todo segundo domingo de novembro. Dias antes da romaria deste ano, a Santa Sé publicou a nota doutrinal Mater populi fidelis (Mãe do Povo Fiel de Deus), em 4 de novembro, na qual pede cautela com o uso do título de Nossa Senhora Medianeira. Em entrevista coletiva por ocasião da romaria, dom Leomar disse: “Eu só quero deixar bem claro que em Santa Maria, a vivência da Medianeira é exatamente aquilo que a nota sugere. Maria é muito importante, mas não ocupa o lugar de Jesus”.

Num vídeo publicado nas redes sociais ele disse que “Maria é o aqueduto não é a fonte, é canal da graça, Maria é o colo, o pescoço que une a cabeça que é Cristo ao corpo que é a Igreja”. “Maria é a lua que recebe uma luz enorme do sol e por isso que pode iluminar as nossas noites. Ela não substitui Jesus e por isso nós concordamos com a nota quando insiste no valor de Mãe do Povo Fiel”, acrescentou.

“O título de Medianeira nos ajuda muito a perceber a grandeza dessa mãe em todos nós. Viva a Medianeira de todas as graças”, concluiu.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar