7 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Romaria de Finados em Juazeiro do Norte atrai 350 mil romeiros ao túmulo do padre Cícero

Bênção dos Chapéus na Romaria de Finados 2025 | Facebook Mãe das Dres Juazeiro

Cerca de 350 mil pessoas participaram da Romaria de Finados, entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro, em Juazeiro do Norte (CE). A romaria atrai os milhares de romeiros de diferentes partes do Brasil que peregrinam ao túmulo do servo de Deus padre Cícero Romão Batista, na capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que fica no território paroquial da basílica de Nossa Senhora das Dores.

“Os romeiros vêm agradecer, visitar o túmulo e continuar vivendo a experiência de alcançar o céu que Padre Cícero ensinou”, disse o reitor da basílica, padre Cícero José da Silva.

A programação da romaria contou com missas e momentos devocionais na basílica e na capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, quermesse e shows.

Ontem (2), ao meio-dia, aconteceu a tradicional bênção dos chapéus na basílica de Nossa Senhora das Dores, que estava lotada de romeiros.

O padre Cícero José disse aos romeiros reunidos na basílica que a bênção do chapéu é “popularmente conhecida como a despedida dos romeiros”, mas também é “o envio missionário”. “É necessário celebrarmos em Juazeiro, mas nas nossas comunidades sermos praticantes daquilo que nós rezamos”, disse.

Neste ano, a Romaria de Finados tem como tema “Nossa morte é uma viagem em busca da salvação”.

Segundo o padre Cícero, a romaria de finados é uma “romaria da esperança”, porque “verdadeiramente, a vida venceu a morte”.

A celebração contou com a presença do superior dos salesianos na América Latina, padre Gabriel Romero. O sacerdote refletiu sobre o Dia de Finados e convidou os romeiros a imaginar o céu para, assim, “desejar o céu”. “Se cada um de nós deseja o céu, se prepara para este momento final com muita esperança”, disse.

“Se todos nós que peregrinamos até aqui tomamos consciência que somos peregrinos do céu, como preparar o meu coração para esse momento final da minha vida, mas prepará-lo bem? O melhor modo, o Evangelho nos fala, é a vivência da caridade”, acrescentou.

Em seguida, o padre Cícero José convidou os romeiros a “tirar o chapéu e colocá-lo com a aba para cima, para receber a bênção”.

A Romaria de Finados faz parte das “Romarias Permanentes” da basílica de Nossa Senhora das Dores, que anualmente atraem milhões de devotos. Além dela, há a Romaria da Morte de Padre Cícero, de 17 a 20 de julho; a Romaria de Nossa Senhora das Dores, padroeira da cidade, entre 1º e 15 de setembro; o Ciclo Natalino, de 20 de dezembro a 6 de janeiro; e a Romaria de Nossa Senhora das Candeias, de 29 de janeiro a 2 de fevereiro.

 

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar