Oct 21, 2025 / 16:11 pm
A 67ª Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora Divina Pastora, na cidade de Divina Pastora (SE), reuniu milhares de fiéis de várias partes do Sergipe no domingo (19). A festa da Divina Pastora acontece toda terceira semana de outubro.
A peregrinação começou na cidade de Riachuelo (SE) e os fiéis caminharam cerca de 9km até a cidade de Divina Pastora (SE), onde fica o Santuário de Nossa Senhora Divina Pastora. A Imagem da Virgem foi levada pelos devotos em um andor durante todo o percurso.
Na imagem, Maria aparece com vestes de uma camponesa de Sevilha e sentada sob uma árvore, com o Menino Jesus no colo segurando um cajado, porque Ele é o Bom Pastor. Ela é a Divina Pastora porque é a Mãe do Bom Pastor. Na imagem, ela está cercada por ovelhas que representam os fiéis. Uma ovelha afastada e ameaçada por um dragão simboliza o pecador que se afasta do rebanho, mas que é resgatado pela intercessão da Mãe do Bom Pastor.
No trajeto, os peregrinos recitaram orações, cânticos e escutaram reflexões sobre a fé.
O arcebispo de Aracajú (SE), dom Josafá Menezes, fez toda a caminhada com os fiéis. ““Este é um momento significativo para a comunidade de Sergipe e para todos os devotos que se unem em oração”, disse ele segundo o site da arquidiocese. “A imagem de Nossa Senhora Divina Pastora, que foi levada com tanto carinho, simboliza a proteção e a intercessão divina para todos nós”.
A devoção a Nossa Senhora Divina Pastora
A devoção a Nossa Senhora Divina Pastora surgiu em Sevilha, Espanha, no início do século XVIII, a partir de uma visão mística do frei Isidoro de Sevilha. Numa noite de oração, ele teria visto Nossa Senhora vestida como camponesa, apresentando-se como a “Divina Pastora das Almas” e pedindo que sua imagem fosse difundida pelo mundo.
A devoção chegou ao Brasil pelas mãos dos missionários capuchinhos em 1782 que trouxeram consigo uma imagem da Divina Pastora e a instalaram na então comunidade da Ladeira, atual cidade de Divina Pastora, em Sergipe.
Em 2012, a paróquia foi elevada a santuário, que, em 2013, recebeu o título de “dispensador perpétuo de indulgências plenárias” para todo peregrino que o visitar. O título foi concedido pelo papa Francisco. Desde então, o local se tornou o maior santuário mariano do estado de Sergipe.
Em 2014, a romaria de Nossa Senhora Divina Pastora foi reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do Sergipe, e três anos depois, em 2017, ela foi proclamada oficialmente padroeira do Estado.
Consagração a Nossa Senhora Divina Pastora
ó Maria! Minha Mãe, Pastora amável de minha alma: como filho(a) vosso(a) ovelha do vosso rebanho, ofereço-me a Vós e para sempre Vos consagro toda minha vida, minha alma e meu corpo, com todos os sentimentos, afetos e desejos, com tudo o que tenho
e possa ter.
Minha Mãe! Doce Pastora de minha alma, recordai-vos deste(a) vosso filho(a) e da consagração que eu mesmo Vos faço neste dia.
E se, enganado(a) pelo lobo infernal ou vencido(a) pelo desalento, pela tristeza ou por
outra paixão, fugir do vosso redil e alguma vez me esquecer de Vós, ó minha Pastora, peço e suplico pelo amor que tendes a Jesus, por Suas chagas e por Seu sangue, que me chameis e busqueis como Boa Pastora e não me abandoneis até que esteja convosco na glória. Amém!
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar