Oct 16, 2025 / 12:25 pm
O papa Leão XIV nomeou o arcebispo de Chicago, cardeal Blase Cupich, para a Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano, disse ontem (15) a Santa Sé. A comissão funciona como órgão legislativo da Cidade do Vaticano.
O cardeal envolveu-se em uma controvérsia com outros bispos americanos recentemente ao nomear o senador democrata Richard Durbin para um prêmio católico, apesar da atuação pró-aborto do senador. O prêmio era pela atuação de Durbin no atendimento a migrantes nos EUA.
O papa Leão XIV comentou a controvérsia dizendo que quem é contra o aborto mas é a favor da pena de morte ou contra migrantes não é pró-vida.
Diante da controvérsia, Durbin recusou o prêmio.
Governo do Vaticano
Além de gerenciar as muitas funções e atividades do governo da Cidade do Vaticano — como segurança e ordem pública, saúde pública e meio ambiente, atividades econômicas, serviços postais e alfandegários e várias outras preocupações internas — a comissão também supervisiona o complexo artístico dos Museus do Vaticano e seus ativos.
As leis propostas pela comissão devem ser aprovadas pelo papa.
A Santa Sé disse que Leão XIV também nomeou para a comissão o vigário-geral de Roma, cardeal Baldassare Reina.
Ontem, o papa confirmou também a composição atual da comissão para o mandato atual.
A presidente da comissão é irmã Raffaella Petrini, FSE, primeira mulher a ocupar o cargo, nomeada pelo papa Francisco no início do ano.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar