5 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Patriarcado de Lisboa divulga santos, beatos, veneráveis e servos de Deus que marcaram a diocese

Estátua de são Vicente, em Lisboa | Shutterstock

O Patriarcado de Lisboa deu início ontem (14) à iniciativa “Caminhos da santidade em Lisboa”, com a divulgação em seu site e redes sociais da biografia de santos, beatos, veneráveis e servos de Deus que, de alguma forma, têm ligação com a diocese. A iniciativa atende a um do papa Francisco feita em novembro do ano passado para que, a partir do Jubileu da Esperança, figuras marcantes de uma diocese fossem recordadas no dia 9 de novembro.

“No decurso do ano litúrgico, a Igreja honra publicamente os santos e os beatos em datas e formas predeterminadas”, disse Francisco em uma carta pela memória nas Igrejas particulares dos seus santos, beatos, veneráveis e servos de Deus. “No entanto, parece-me importante que todas as Igrejas particulares comemorem os santos e beatos, bem como os veneráveis e servos de Deus dos respetivos territórios, numa única data”.

Francisco ressaltou na carta que “não se trata de inserir uma nova memória no calendário litúrgico, mas de promover com iniciativas apropriadas fora da liturgia, ou de recordar no seu contexto, por exemplo na homilia ou noutro momento considerado oportuno, aquelas figuras que caracterizaram o percurso cristão e a espiritualidade locais”.

“Portanto, exorto as Igrejas particulares, a partir do próximo Jubileu de 2025, a recordar e honrar estas figuras de santidade, todos os anos no dia 9 de novembro, festa da Dedicação da Basílica de Latrão”, completou.

Na carta, disse ainda que “isto permitirá a cada comunidade diocesana redescobrir ou perpetuar a memória de extraordinários discípulos de Cristo, que deixaram um sinal vivo da presença do Senhor ressuscitado e continuam a ser guias seguros no nosso caminho comum rumo a Deus, amparando-nos e apoiando-nos”.

O Patriarcado de Lisboa elencou 28 nomes entre santos, beatos, veneráveis e servos de Deus com ligação com Lisboa. As biografias são de autoria do diretor do departamento de comunicação do patriarcado, padre Ricardo Figueiredo. Para ele, esta iniciativa “mostra como a santidade é a primeira vocação de todos os cristãos”. “Conhecer todos estes percursos cristãos, que de alguma forma se cruzam com o Patriarcado de Lisboa, é uma oportunidade para renovar a consciência de que todos nós somos chamados a continuar este caminho de vida nova no qual estes nossos irmãos mais velhos foram geniais e extraordinários”.

Pelo grande número santos, beatos, veneráveis e servos de Deus listados, optou-se por fazer uma divulgação diária até o dia 9 de novembro.

“Se publicássemos todos os nomes no dia 9 de novembro, acho que se perdia muita coisa, então fizemos esta opção de começar uma contagem decrescente, publicando cada dia uma figura”, disse à Rádio Renascença o padre Ricardo Figueiredo.

O sacerdote contou que muitas das pessoas listadas “são figuras que ainda têm o processo de beatificação aberto, nomeadamente quando falamos dos servos de Deus e dos veneráveis, e porque ainda não chegaram àquele patamar de serem declarados beatos, muitas vezes são menos conhecidos”.

A divulgação começou ontem com a biografia de são Vicente, diácono de Saragoça e mártir de Valência, cujas relíquias foram transladas para Lisboa, cidade da qual se tornou padroeiro. Hoje, foi a vez da beata Joana de Portugal, filha do rei dom Afonso V e irmã do monarca sucessor dom João II, que renunciou a privilégios, riquezas e poder para seguir Cristo na pobreza e no serviço.

Nos próximos dias, a iniciativa “Caminhos da santidade em Lisboa” vai falar sobre: venerável Teresa de Saldanha; servo de Deus padre Cruz; santo Antônio de Lisboa, também conhecido como santo Antônio de Pádua; beata Maria Clara do Menino Jesus; venerável padre Formigão; serva de Deus Sãozinha de Alenquer; são João de Brito; beata Sancha de Portugal; venerável Maria do Monte; servo de Deus padre Bento Manuel Nogueira; são Nuno de Santa Maria; beato João Fernandes; venerável Luiza Andaluz; servo de Deus Pero Dias; são Bartolomeu dos Mártires; beato Gonçalo de Lagos; D. António Ferreira Viçoso; santa Isabel de Portugal; venerável Joaquim Alves Brás; santa Jacinta Marto; venerável Bernardo de Quental; são Lourenço de Brindes; são Bento Menni; e santos Veríssimo, Máxima e Júlia.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar