5 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Aprovar genérico de aborto é incoerência chocante, diz conferência episcopal dos EUA

Placa da FDA do lado de fora de sua sede em Washington, D.C., EUA. | JHVEPhoto/Shutterstock

A Conferência de Bispos Católicos dos EUA criticou duramente a recente aprovação da mifepristona, droga genérica para aborto, pelo governo dizendo que mulheres e crianças merecem melhores cuidados.

A Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA, na sigla em inglês) aprovou a droga, embora o governo do presidente Donald Trump esteja investigando a droga abortiva por questões de segurança. A FDA é um órgão federal dos EUA que tem função similar à da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) no Brasil.

O Secretário de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, Robert F. Kennedy Jr., já havia falado sobre preocupações com a segurança em relação à droga e disse numa audiência no mês passado que uma investigação está em andamento. Mesmo assim, a aprovação da versão genérica pela FDA tornará a droga ainda mais acessível.

“Mães necessitadas e seus filhos nascituros merecem algo melhor”, disse o bispo de Toledo, Ohio, Daniel Thomas, presidente do comitê pró-vida da USCCB (sigla em inglês de Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos), em resposta à decisão da FDA.

Thomas disse que a decisão é “chocante” e “contraditória”.

“Ao mesmo tempo em que a FDA está conduzindo uma revisão muito necessária da suposta segurança da pílula abortiva para mulheres, ela está aprovando um novo genérico para essa droga mortal”, disse Thomas.

“A FDA tomou atalhos ao aprovar e flexibilizar originalmente protocolos para a mifepristona, o que permitiu a morte de mais crianças e colocou a saúde de mais mulheres em perigo”.

Cerca de uma em cada dez mulheres que tomam a pílula abortiva mifepristona para completar um aborto químico têm uma complicação séria de saúde dentro de 45 dias depois de tomar a droga, segundo estudo do Centro de Ética e Políticas Públicas.

O estudo também diz que a taxa de efeitos colaterais adversos graves ocorre 22 vezes mais do que a taxa atualmente indicada no rótulo da droga aprovada pela FDA.

“Mesmo que eventualmente tivesse que ser aprovada como uma versão genérica da mesma droga, fazer isso agora e torná-la mais disponível antes que um estudo de segurança recentemente anunciado possa ser concluído e potencialmente salvar vidas é uma inconsistência chocante”, disse Thomas.

Perigos das drogas

Susan Bane, vice-presidente do conselho de diretores da Associação Americana de Obstetras e Ginecologistas Pró-vida, chamou a decisão da FDA de "um erro de julgamento grave que terá consequências mortais".

A mifepristona é um perigo "não só para bebês nascituros, mas também para mulheres grávidas desavisadas", disse Bane, obstetra e ginecologista com cerca de 25 anos de experiência em cuidados de saúde da mulher, à CNA, agência em inglês da EWTN.

“Quando os efeitos colaterais dessa droga já são mal registrados e pouco investigados, expandir o acesso a ela é a atitude errada”, disse Bane.

Jennie Bradley Lichter, presidente da Marcha pela Vida dos EUA, disse estar “arrasada” com a decisão.

“Estou devastada que essa droga perigosa, que tem efeitos adversos graves em 11% das mulheres que a tomam, esteja se consolidando cada vez mais”, disse ela à CNA.

Dizendo que a FDA “tem poder discricionário limitado, sob a lei, para recusar a aprovação de um genérico que corresponda a um medicamento de marca aprovado”, Lichter disse estar preocupada com mulheres e crianças. 

“Cada dia que a mifepristona permanece no mercado, com pouquíssimas salvaguardas em vigor, aumenta o perigo para as mulheres americanas e resulta na morte de mais e mais bebês”, disse Lichter.

A Evita Solutions, LLC , empresa pró-aborto que produz a droga genérica, disse que busca “normalizar o aborto”.

Mas Thomas destacou a importância do apoio e cuidado para mulheres e crianças.

Mães e crianças “merecem o cuidado mais completo e autêntico que podemos oferecer em todos os aspectos”, disse o bispo.

Thomas falou sobre a investigação da FDA sobre a droga abortiva mifepristona.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

“Rezo para que a próxima revisão da mifepristona reverta muitos desses acontecimentos trágicos e que possamos, em vez disso, encontrar as mulheres com esperança e apoio significativo”, disse ele.

 

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar