5 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Pastoral Juvenil de Portugal planta árvore em Castel Gandolfo como compromisso da JMJ Lisboa 2023

Jovens portugueses plantam árvore no Borgo Laudato si' | DNPJ

O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) de Portugal plantou hoje (3) uma árvore no Borgo Laudato si’, em Castel Gandolfo, Itália. Segundo a entidade, a iniciativa dá continuidade a um compromisso assumido na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023.

“O compromisso ecológico assumido na JMJ Lisboa 2023 ganhou, esta sexta-feira, nova expressão internacional com a plantação de um sobreiro no Borgo Laudato Si’”, disse o DNPJ. “O gesto, realizado em nome dos jovens portugueses que participaram no Jubileu dos Jovens, em Roma, simboliza a continuidade do caminho iniciado em Lisboa”.

O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil é um órgão da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) para “fomentar, a nível nacional, o encontro das diversas instituições eclesiais de pastoral da juventude, assegurando entre elas a melhor articulação e coordenação; estudar formas adequadas de evangelizar e educar os jovens na fé; proporcionar itinerários de formação para os jovens e seus educadores; apoiar e colaborar com os serviços diocesanos e com os diferentes movimentos; promover a unidade entre eles, através de iniciativas comuns às dioceses e movimentos apostólicos juvenis; responder, no âmbito da pastoral juvenil, às solicitações de participação e representatividade nacional e internacional”, diz seu site.

A plantação da árvore aconteceu o contexto da conferência Espalhando Esperança (Raising Hope), em Castel Gandolfo, que aconteceu entre quarta-feira (1) e hoje.

Segundo o DNPJ, a iniciativa “dá continuidade ao gesto iniciado na JMJ Lisboa 2023, quando jovens de todo o mundo plantaram mais de 18.500 árvores”, e se insere no projeto GIVE BACK – Ecologia Integral, do próprio departamento, “no âmbito do percurso do Jubileu 2025, que prevê a plantação de 25.025 árvores em Portugal para compensar a pegada ecológica das viagens dos 11.527 jovens portugueses que participaram no Jubileu”.

A delegação portuguesa foi recebida no Borgo Laudato si’ pelo subsecretário do dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, cardeal Fabio Baggio, diretor-geral do Centro de Alta Formação Laudato si’.

Estiveram presentes a embaixadora de Portugal junto à Santa Sé, Maria Amélia Maia de Paiva, o conselheiro e encarregado da seção consular da embaixada de Portugal da Itália, João Camilo Costa, e a presidente da Fundação João Paulo II para a Juventude do dicastério para Leigos, Família e vida, Daniele Bruno.

A responsável pela área da sustentabilidade na JMJ Lisboa 2023 e conselheira da Fundação João Paulo II para a Juventude, Carmo Diniz, destacou a continuidade do compromisso ecológico assumido.

“Na JMJ 2023 quisemos promover uma plantação mundial que permanecesse no tempo e, com o apoio da Fondazione Giovanni Paolo II, do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, e do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, tornámos possível a plantação deste sobreiro”, disse. Para ele, “este gesto mostra a unidade da Igreja em Portugal no cuidado da casa comum, devolvendo à natureza parte do tanto que nos dá”.

Participaram da plantação os jovens Jacinta Vieira e Tomás Viveiros, da paróquia da Apresentação, diocese do Funchal. Para Jacinta, “fazer parte deste momento foi muito significativo”.

“Estamos aqui em representação dos jovens portugueses, por uma causa maior — movidos não só pela nossa fé, mas também pelo planeta e a sua conservação. É a tomada de consciência de que temos de cuidar do que é nosso e do que queremos deixar aos outros”, disse.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar