5 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Em Castel Gandolfo, Marina Silva convida Leão XIV para participar da COP 30 em Belém

Ministra Marina Silva durante seu discurso. | Crédito: Vatican Media.

“Desejo aqui reafirmar o grande interesse e o convite da presidência brasileira da COP30 para que sua santidade o papa Leão XIV nos honre com sua presença em Belém”, disse a ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, na conferência Espalhando Esperança (Raising Hope), que acontece no Centro Mariápolis, de Castel Gandolfo, de hoje (1º) até sexta-feira (3).

COP30 é a 30º edição da Conferência das Partes signatárias do tratado da Organização das Nações Unidas (ONU) para combate às mudanças climáticas. A reunião ocorrerá em Belém (PA) de 10 a 21 de novembro próximo.

“Estou convencida de que, dessa forma, Sua Santidade dará uma indispensável contribuição para que a COP30 entre para a história como a COP decisiva da implementação”, continuou a ministra em seu discurso. “Ela se converterá assim, como todos ardentemente desejamos, na COP da esperança de preservar e cultivar todas as formas de vida que enriquecem o jardim da Criação, em benefício das presentes e das futuras gerações”

“É uma missão para todos nós, mas que adquire uma dimensão e envergadura universais graças ao alto poder de convocação da Igreja Católica e da autoridade moral de Sua Santidade Leão XIV”, continuou.

A conferência internacional reúne cerca de mil participantes de todo o mundo e marca o décimo aniversário da encíclica Laudato si’, sobre o cuidado da casa comum, publicada pelo papa Francisco em 2015.  Ela é organizada pelo Movimento Laudato si’, em colaboração com o dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral, Caritas Internationalis, CIDSE, UISG, Movimento dos Focolares e a Ecclesial Networks Alliance.

Marina Silva também falou sobre os trilhões ainda investidos em combustíveis fósseis, e pediu “uma transição justa, ordenada e equitativa” para energias limpas.

“Já temos as respostas técnicas, o que falta é o compromisso ético de usar a técnica, o conhecimento, em benefício do enfrentamento da mudança do clima, do combate à desigualdade, para que tenhamos um mundo próspero, justo e sustentável”, disse a ministra. “É incoerente dizermos que amamos o Criador e destruirmos a criação. A encíclica Laudato si’ nos convoca a fazer essa integração”.

O arcebispo de Porto Alegre (RS), dom Jaime Spengler, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), também participa da conferência. Na coletiva de imprensa de abertura celebrada ontem (30) ele destacou as múltiplas crises que vivemos nos dias de hoje, e o perigo de chegarmos a um ponto de ruptura no equilíbrio ecológico do nosso planeta. “Contudo, recordando o poeta, nós podemos afirmar que, onde há o perigo, cresce também o Salvador”, disse o cardeal, ao citar o poeta alemão Friedrich Hölderlin (1770-1843).

Dom Jaime lembrou das inundações que aconteceram no Estado do Rio Grande do Sul no ano passado e disse que “os fenômenos extremos que estão ocorrendo com maior frequência são expressões palpáveis de uma doença silenciosa que afeta a todos, especialmente os mais vulneráveis e os mais pobres”.

“E a minha região o ano passado sofreu uma dessas tragédias climáticas que continua marcando a nossa realidade ainda hoje. Muito sofrimento, muita destruição e tantas mortes”, continuou. “Se por um lado se impõe no horizonte um sistema tecnocrático, dominado pelo mercado e pela economia, que está destruindo inteiros ecossistemas, por outro lado devemos alimentar a esperança”.

“Sim, a esperança, pois desponta um horizonte de fraternidade, de solidariedade, de fé, apontando para uma possível superação dos atuais desafios que nos angustiam. As demandas que emergem a partir de baixo, isso é importante: de baixo”, concluiu.

O ator e ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, também participa da conferência. Hoje, o papa Leão XIV fez o discurso de abertura dizendo que a ecologia integral só pode ser alcançada por meio de uma conversão do coração e destacou a urgência de ações diante da crise climática global.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar