Sep 2, 2025 / 13:19 pm
O pulôver azul que Carlo Acutis aparece vestindo em muitas de suas fotos chegou ontem (1) à paróquia São Sebastião, em Campo Grande (MS). Foi na capela Nossa Senhora Aparecida, pertencente a esta paróquia, que aconteceu o milagre da beatificação de Carlo, que será canonização no domingo (7).
“O pulôver é mais do que um tecido; é sinal de uma vida inteira dedicada a Deus e à Eucaristia”, disse o pároco, padre Marcelo Tenório, que foi vice-postulador da causa de beatificação de Carlo.
O pulôver é uma relíquia de segundo grau, por ter tocado o corpo de Carlo Acutis. Foi enviado pela mãe de Carlo, Antonia Salzano, diretamente da Itália.
A peça já tinha chegado a Campo Grande em abril, pois a canonização estava marcada para 27 de abril, no Jubileu da Juventude. Com a morte do papa Francisco no dia 21 daquele mês, a canonização foi adiada. Por isso, a relíquia ficou guardado, aguardando para ser apresentado aos fiéis na nova data.
A relíquia foi conduzida em cortejo até a matriz de São Sebastião, com a participação do Corpo de Bombeiros. Foi recebida por mais de mil fiéis que lotaram a igreja e ocuparam também o espaço externo, onde acompanharam a transmissão da missa em um telão.
O pulôver ficou exposto em uma redoma de acrílico no altar. Segundo o padre Tenório, a peça ficará na matriz até hoje (2) e depois será levada para a capela Nossa Senhora Aparecida, conhecida como capela do milagre, onde estará presente na programação da semana que antecede a canonização de Carlo. No domingo (7), a relíquia retornará para a matriz para a missa em ação de graças pela canonização.
Além do pulôver, na capela do milagre há também um relicário com relíquia de primeiro grau de Carlo, como fios de cabelo e um fragmento do coração.
A paróquia São Sebastião, especialmente na capela do milagre, tem uma programação especial esta semana, em preparação para a canonização de Carlo Acutis.
A ligação de Carlo Acutis com Campo Grande
Carlo Acutis nasceu em 3 de maio de 1991, em Londres, Reino Unido, de pais italianos, e cresceu em Milão, Itália. Tinha grande amor pela Eucaristia e muito conhecimento em informática. Aplicou este conhecimento para evangelizar. Pesquisou e visitou lugares onde aconteceram milagres eucarísticos e aparições marianas e criou um site com essas informações. Por isso, passou a ser chamado “ciberapóstolo da Eucaristia", "apóstolo dos millennials" e "apóstolo da Internet”.
Morreu aos 15 anos, em 12 de outubro de 2006, de leucemia. Ao ficar sabendo de sua doença, ofereceu seu sofrimento pela Igreja e pelo papa.
O pároco da paróquia São Sebastião, em Campo Grande, padre Marcelo Tenório, conheceu Carlo Acutis em 2011, por meio de um artigo em italiano que recebeu. A partir de então, ele se interessou pela história de Carlo, entrou em contato com a mãe dele, Antonia Salzano, e passou a divulgar a devoção ao jovem italiano no Brasil.
Em uma de suas visitas à família Acutis em Assis, Itália, o padre Tenório ganhou de Antonia Salzano um pedaço de uma camisa de Carlo. De volta ao Brasil, o sacerdote começou a dar a bênção com aquela relíquia e foi em um desses momentos que aconteceu o milagre da beatificação em 2013.
O menino Matheus Vianna, com três anos à época, sofria de pâncreas anular, anomalia grave que não permitia que ele se alimentasse normalmente e fazia com que tivesse vômitos constantes. A família fez uma novena a Carlo Acutis depois que soube do jovem italiano por meio do padre Marcelo Tenório.
Em 12 de outubro de 2013, ao final de uma missa na capela Nossa Senhora Aparecida, o sacerdote expôs a relíquia de Carlo. Incentivado pelo avô, Matheus se aproximou, tocou na relíquia e pediu para “parar de vomitar”. Naquela noite, já mostrou sinais de melhora.
A cura foi confirmada, documentada e enviada para a Santa Sé, que reconheceu como um milagre por intercessão de Carlo Acutis, levando à sua beatificação em 10 de outubro de 2020.
Agora, Carlo Acutis será canonizado no domingo depois do reconhecimento de um segundo milagre por sua intercessão. Foi a cura de Valéria Valverde, de 21 anos, da Costa Rica. Ela estava à beira da morte depois de ferir gravemente a cabeça em um acidente de bicicleta quando estudava em Florença, Itália, em 2022.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar