Aug 29, 2025 / 16:03 pm
O homem que matou duas crianças e feriu outras 17 pessoas num tiroteio numa igreja católica em Minneapolis, EUA, na última quarta-feira (27) publicou um vídeo no YouTube antes do ataque, que mostrou uma motivação anticristã para os assassinatos e uma afinidade por atiradores em massa, satanismo, antissemitismo e racismo.
Robin Westman — que nasceu Robert e se identificava como mulher — cometeu suicídio na última quarta-feira, depois de atirar pelas janelas da igreja católica da Anunciação o momento de uma missa. A maioria dos fiéis eram crianças que frequentam a escola primária da paróquia, ao lado da igreja.
Zombando de Cristo e dando um aceno ao satanismo
Num vídeo publicado antes do ataque, que o YouTube já removeu de seu site, o atirador mostrou um pedido de desculpas por escrito aos seus amigos e familiares, mas disse que "essas são as únicas pessoas a quem pede desculpas" e então menosprezou as crianças nas quais planejava atirar.
Westman escreveu que "queria isso há muito tempo" e disse: "Não estou bem. Não estou bem. Sou uma pessoa triste, assombrada por esses pensamentos que não vão embora. Sei que isso é errado, mas não consigo me conter".
No vídeo, Westman amplia a imagem de Jesus Cristo usando a Coroa de Espinhos, que ele prendeu à cabeça de um alvo de tiro em forma humana. A foto de Cristo exibia o texto "Ele veio pagar uma dívida que não tinha, porque nós temos uma dívida que não podemos pagar" abaixo da imagem.
Westman riu enquanto apontava a câmera para o alvo de tiro e então moveu a câmera para mostrar mensagens e desenhos anticristãos em suas armas e carregadores.
Uma mensagem dizia: "Onde está seu Deus?" e outra: "Onde está seu [palavrão] Deus agora?" Uma terceira dizia: "Você acredita em Deus?" enquanto outra dizia "[palavrão] tudo o que você representa".
Outra mensagem num rifle dizia "peguem todos isso e comam", o que zomba das palavras que Jesus Cristo disse na Última Ceia e das palavras ditas na oração eucarística em cada missa.
Westman desenhou um pentagrama invertido num dos cartuchos, um símbolo ocultista. O número 666, o número da besta, segundo o livro do Apocalipse, também estava escrito no cartucho. Ele também desenhou uma cruz invertida no cano de um dos rifles, um símbolo cristão tradicional usado por satanistas.
Afinidade por atiradores em massa, antissemitismo e racismo
Westman escreveu os nomes de cerca de uma dúzia de assassinos em massa em suas armas. A maioria dos nomes estava escrita em cartuchos, e alguns estavam escritos nos rifles.
Um assassino em massa que Westman citou várias vezes em cartuchos e rifles foi o neonazista norueguês Anders Behring Breivik, que matou 77 pessoas e feriu outras 319 em dois ataques em massa na Noruega em 22 de julho de 2011.
Ele também citou atiradores como Benton Harrison Tarrant, que atacou uma mesquita em Christchurch, Nova Zelândia, em março de 2019; Natalie Rupnow, que atacou a escola cristã Abundant Life em Madison, Wisconsin, EUA, em dezembro do ano passado; Adam Lanza, que atacou a escola primária Sandy Hook em Newtown, Connecticut, EUA, em dezembro de 2012 e James Holmes, que atacou um cinema em Aurora, Colorado, EUA em julho de 2012.
Várias mensagens escritas eram antissemitas, como "6 milhões não eram suficientes", em referência ao número de judeus mortos no Holocausto nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Uma granada de fumaça que ele mostrou tinha escrito "gás judeu", outra referência ao Holocausto. Havia também várias mensagens contra Israel.
Outras mensagens tinham como alvo diversos grupos étnicos e raciais. Uma mensagem usava um insulto para hispânicos e outra dizia "lancem uma bomba nuclear na Índia". Uma mensagem dizia "retire o kebab", uma referência a um meme que menosprezava árabes e muçulmanos. Outra mensagem escrita fazia referência a um meme que zombava de negros.
Várias mensagens também menosprezavam e ameaçavam matar o presidente dos EUA, Donald Trump.
Uma mensagem num cartucho carregado dizia "Para as crianças" e outra dizia Mashallah, que em árabe significa "assim Deus quis". Outras faziam referência a vários memes e duas delas faziam referência ao filme Coringa, lançado em 2019.
Sobre a associação satânica e racista em outros tiroteios
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Em seu vídeo, Westman fez o símbolo de "OK" com a mão uma vez ao mostrar suas armas. Isso pareceu ser uma referência a Natalie Rupnow, atiradora que atacou a escola cristã Abundant Life, que publicou uma imagem dela mesma exibindo o mesmo símbolo antes do ataque.
Embora o uso do símbolo de mão “OK” seja geralmente benigno, ele também tem sido usado por alguns supremacistas brancos como um sinal de sua ideologia.
Pesquisadores que monitoraram a atividade de Rupnow nas redes sociais descobriram que a atiradora, de 15 anos de idade, estava profundamente envolvida em redes online que defendem crenças neonazistas, racistas e satânicas, segundo um relatório conjunto da Wisconsin Watch e da ProPublica . As comunidades também promovem a violência e algumas delas elogiam tiroteios em massa.
Embora Westman tenha feito referência a Rupnow e usado retórica promovendo tanto o satanismo quanto a ideologia neonazista, até o momento não há evidências diretas que conectem Westman a essas comunidades.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar