Aug 26, 2025 / 15:57 pm
O Festejo de São Pedro de Poti Velho, bairro mais antigo de Teresina (PI), foi reconhecido como patrimônio cultural de natureza imaterial do Estado. A lei sancionada no dia 22 de agosto pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT) e publicada ontem (25) no Diário Oficial do Estado (DOE), também insere a festividade no calendário oficial do Piauí.
As festividades sempre ocorrem entre os dias 19 a 29 de junho. Mas no dia 29 de junho, data em que a Igreja celebra a solenidade dos apóstolos são Pedro e são Paulo, os fiéis de Teresina celebram são Pedro, padroeiro dos pescadores com uma procissão fluvial. A imagem de são Pedro é levada em um andor pelas águas do Parnaíba e do Poti. Depois, a imagem é levada para o local onde será celebrada a missa solene de encerramento da festa de são Pedro.
“O reconhecimento do Festejo de São Pedro do bairro Poti Velho como patrimônio imaterial do Estado do Piauí representa uma medida de valorização e preservação das manifestações culturais genuinamente piauienses, reafirmando o compromisso com a proteção de bens simbólicos que expressam a identidade e a diversidade do nosso povo”, disse a autora desta lei, a deputada estadual Ana Paula (MDB-PI)
Segundo a deputada, o Festejo de São Pedro do bairro Poti Velho é “uma das manifestações populares mais antigas e representativas da capital piauiense”. Este ano, o evento realizado pela paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, completou 70 anos, “sendo um verdadeiro símbolo da memória afetiva e da identidade cultural local”.
“A realização do festejo movimenta a economia do bairro, promovendo a geração de renda para diversas famílias locais, além de fortalecer o comércio, o turismo e a economia criativa. Trata-se de um exemplo bem-sucedido de integração entre fé, tradição e desenvolvimento comunitário”, disse a deputada estadual.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar