5 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Caminhada com Maria reúne mais de 1 milhão de pessoas em Fortaleza

Fiéis participam da Caminhada com Maria 2025, em Fortaleza (CE) | Arquidiocese de Fortaleza

Mais de 1 milhão de pessoas participaram da Caminhada com Maria, em Fortaleza, na sexta-feira (15), comemorando a padroeira da capital cearense, Nossa Senhora da Assunção. Os fiéis percorreram um trajeto de 11 km, participando de momentos de oração, louvor e cânticos marianos.

A Caminhada com Maria foi criada em 2003, como parte das comemorações dos 150 anos da diocese do Ceará. Em 2015, foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Neste ano, uma novidade foi o “manto de Maria”, um tecido de cem metros de comprimento que passou sobre os fiéis na avenida Leste-Oeste, simbolizando a intercessão e proteção da Virgem Maria. 

“Mais do que uma simples procissão, a Caminhada com Maria é um sinal da nossa fé viva, uma peregrinação marcada pela esperança”, disse o arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão, em mensagem aos fiéis. Segundo ele, “caminhamos com Maria para aprendermos com ela a caminhar com Cristo e com nossos irmãos, sobretudo os que mais sofrem”.

A programação começou às 12h, com missa celebrada por dom Gregório no santuário de Nossa Senhora da Assunção. Em sua homilia, o arcebispo destacou o significado do dogma da assunção de Maria. A verdade que foi proclamada foi aquela de que, após sua vida, através ou de uma morte, por causa da própria morte do Senhor Jesus, ou através daquilo que nós chamamos dormição, ou seja, já resgatada pela força do Cristo, ela foi levada ao céu de corpo e alma, sendo a segunda ali a chegar, porque primeiro o Cristo, como primícia dos que morreram, e depois ela antecipando para nós aquilo que será o tesouro de toda a nossa vida”.

“Portanto”, disse o arcebispo, “um dia subiremos pela nossa morte para o grande juízo individual, mas pela promessa do Cristo, ou acreditamos ou é melhor largar tudo, ou seja, ressuscitaremos para uma vida nova definitivamente”.

Depois da missa, os fiéis saíram em procissão do santuário no bairro Vila Velha até a esplanada da Igreja de Santa Edwiges, no Jacarecanga.

No trajeto, a imagem de Nossa Senhora da Assunção foi conduzida em um carro andor da Polícia Rodoviária Federal, enquanto vinte carros de som e trios elétricos levaram a sonorização a todos os participantes.  A organização contou ainda com cerca de 3 mil voluntários organizados em trinta equipes, garantiram a estrutura e o suporte ao longo do percurso. 

Ao final da caminhada, houve a tradicional coroação da imagem de Nossa Senhora, seguida, apresentações musicais do Ministério Missionário Shalom e da Irmã Kelly Patrícia, que encerraram o evento.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar