Aug 14, 2025 / 15:18 pm
Um manto de Nossa Senhora de Guadalupe, vindo do México, será abençoado e enviado em missão na arquidiocese de São Paulo (SP). A missa de envio será celebrada hoje (14) pelo arcebispo, cardeal Odilo Pedro Scherer, na paróquia Imaculada Conceição, no bairro do Ipiranga.
O manto faz parte do Apostolado do Rosário e do Manto da Santíssima Virgem de Guadalupe, criado em 2010 na cidade mexicana de Guadalajara por Naty de Anda com o propósito de promover a devoção a Nossa Senhora de Guadalupe através da oração comunitária do terço. A iniciativa foi autorizada pelo então arcebispo de Guadalajara, cardeal Juan Sandoval Iñiguez, em 23 de maio de 2011.
“O apostolado nasceu a pedido da Santíssima Virgem de Guadalupe, com a intenção de cobrir vocês sob seu manto e oferecer-lhes sua amorosa proteção maternal, para que sua fé cresça como um grão de mostarda”, diz o site do manto de Guadalupe. “Ela pede que você se deixe levar pela mão dela, que ela o leve para os braços do seu filho amado Jesus Cristo”.
O manto 838, destinado à cidade de São Paulo, foi abençoado e recebido pela equipe de custódios em uma missão no México, no dia 12 de março passado, e chegou à capital paulista no dia 14 do mesmo mês. Seu custódio é o senhor Jorge Makoto Shintani.
Em São Paulo, a equipe responsável pelo manto tem a missão de levá-lo a locais que precisam de assistência espiritual, como hospitais, paróquias, grupos de oração, famílias e pessoas enfermas.
O manto é um sacramental. Segundo o numeral 1667 do Catecismo da Igreja Católica, os sacramentais são “sinais sagrados por meio dos quais, imitando de algum modo os sacramentos, se significam e se obtêm, pela oração da Igreja, efeitos principalmente de ordem espiritual. Por meio deles, dispõem-se os homens para a recepção do principal efeito dos sacramentos e são santificadas as várias circunstâncias da vida”.
“O uso do manto é um signo visível mostrando o desejo de pedir à Santa
Maria de Guadalupe, uma graça especial de proteção e amparo”, diz o site.
O primeiro manto chegou ao Brasil em 2016 para uma equipe de custódios no Rio de Janeiro (RJ). A partir desse trabalho, outras equipes foram sendo formadas e passaram a custodiar novos mantos. Atualmente, há 23 mantos em 12 Estados do país.
As equipes são formadas por leigos e/ou religiosos dispostos a levar o manto onde forem chamados. Todo grupo tem um padre como diretor espiritual. Os custódios são os responsáveis pelo manto e pela missão do Apostolado do Rosário e do Manto da Santíssima Virgem de Guadalupe em sua cidade.
O manto de Guadalupe
O manto de Guadalupe exibe, de um lado, as estrelas como aparecem no Ayate de são Juan Diego e, do outro, um mapa-múndi bordado destacando o estado de Jalisco, onde o apostolado começou; a Cidade do México, com a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, indicando o local de sua aparição; o Vaticano, com as chaves que representam o papa como guia espiritual; Belém, com as letras “JHS”, símbolo do Pão da Vida; e, por fim, o lugar para onde o manto está sendo enviado, seja um continente, país ou cidade.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar