Aug 8, 2025 / 15:26 pm
A identidade visual da Campanha da Fraternidade (CF) 2026 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que tem como tema “Fraternidade e Moradia” foi lançada ontem (7). “Em 2026, ao voltar-se para a realidade da moradia, a Igreja convida todos a construir uma sociedade mais justa, onde ninguém seja excluído do direito de “morar com dignidade”’, disse o secretário executivo de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen à ACI Digital.
O destaque do cartaz da Campanha de 2026 é a escultura “Cristo sem-teto”, do artista católico canadense, Timothy Schmalz, que a criou em 2012, depois de ver um homem em situação de rua dormindo em um banco de parque, em Toronto, no Canadá. Schmalz também é o autor da escultura de migrantes que o papa Francisco mandou instalar na Praça de São Pedro, no Vaticano.
“O cartaz quer nos provocar à conversão: mudar o olhar, reconhecer o Cristo no irmão sem moradia, e assumir um compromisso pessoal, comunitário e social com a dignidade humana”, disse padre Jean Poul Hansen. “Conversão é o grande tema da quaresma. Mas, a Constituição Sacrosanctum Concilium do Concílio Vaticano II advertiu, há mais de 60 anos, que a penitência quaresmal não deve ser somente interna e individual, mas também externa e social”.
Ao fundo da imagem da escultura, está “a silhueta de uma cidade” nas cores marrom e laranja, “representando os paradoxos urbanos e sociais” e ao centro, “uma igreja com uma cruz simboliza a presença da fé nesse contexto, chamada a ser sinal de esperança e transformação”, relatou a Conferência.
“A sugestão do tema da moradia para a CF 2026 foi feita pela Pastoral da Moradia e Favelas e acolhido pelos bispos em fevereiro de 2024, por ser uma questão urgente em nosso meio, que clama pela nossa conversão”, disse o secretário executivo de Campanhas da CNBB.
O objetivo geral desta Campanha, segundo o padre é “promover, a partir da Boa Nova do Reino de Deus e em espírito de conversão quaresmal, a moradia digna como prioridade e direito, junto aos demais bens e serviços essenciais a toda a população” e “como objetivos específicos: 1) Analisar a realidade da moradia precária, admitida como normal e que culpabiliza os pobres e segrega milhões de pessoas no Brasil; 2) Identificar omissões do poder público e da sociedade civil frente à universalização dos direitos à moradia e à cidade, bem como iniciativas pastorais, governamentais e da organização popular que promovem a moradia; 3) Conscientizar, a partir da Palavra de Deus e do Ensino Social da Igreja, sobre a necessidade sagrada de teto, terra e trabalho para todos; 4) Corrigir a compreensão da moradia como mercadoria, objeto de especulação ou mérito individual; 5) Fortalecer a presença eclesial e o compromisso sociotransformador junto aos mais pobres, caminhando com os movimentos e organizações populares que promovem a moradia; 6) Empenhar-se para efetivar leis e viabilizar políticas públicas de moradia em todas as esferas sociais e políticas”.
Campanha da Fraternidade
“A Campanha da Fraternidade é realizada anualmente pela Igreja no Brasil durante a Quaresma, como caminho de conversão, solidariedade e compromisso social”, disse padre Jean Poul Hansen à ACI Digital. Ela acontece desde 1962, e foi criada pelo primeiro bispo auxiliar e administrador apostólico de Natal (RN), dom Eugênio de Araújo Sales.
O secretário executivo de Campanhas da CNBB contou que “os temas da CF são escolhidos num processo de discernimento feito pelo Conselho Episcopal de Pastoral (CONSEP), organismo representativo do conjunto dos bispos do Brasil, formado pela presidência da CNBB (presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente e secretário geral) e pelos presidentes das Comissões Episcopais de Pastoral” e que “a escolha se dá na primeira reunião do ano, normalmente em fevereiro, para a CF de dois anos à frente”.
O tema tem que atender os quatro “objetivos permanentes da CF, consolidados ao longo dos seus mais de 60 anos”: “Promover a fraternidade cristã mediante a colaboração com os mais necessitados; Despertar o espírito comunitário e cristão na busca do bem comum; Educar para a vida em fraternidade e renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação evangelizadora, em vista de uma sociedade justa e solidária”.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar