5 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Ordinariato de ex-anglicanos celebra reconhecimento de são Newman como doutor da Igreja

Oratório da Cathedral High School, parte da catedral de Nossa Senhora de Walsingham, a principal igreja do ordinariato da Cátedra de São Pedro, em Houston, Texas, EUA. | Amira Abuzeid/CNA

Membros do ordinariato da Cátedra de São Pedro celebraram o anúncio feito ontem (31) pela Santa Sé de que são João Henrique Newman se tornará em breve o 38º doutor da Igreja.

“São João Henrique Newman faz parte do nosso patrimônio”, escreveu o bispo Steven J. Lopes, primeiro bispo do ordinariato, numa mensagem comemorativa enviada por e-mail aos membros do ordinariato. Ele chamou são Newman de “um tesouro a ser compartilhado”, dizendo que sua “contribuição doutrinária para a vida da Igreja — sua maneira particular de expressar a fé em inglês — não pertence a uma época, cultura ou contexto linguístico específico”.

O ordinariato da Cátedra de São Pedro, equivalente a uma diocese católica romana, tem uma relação especial com são Newman. O ordinariato foi estabelecido em 2012, pelo papa Bento XVI que, com a constituição apostólica Anglicanorum coetibus, que proporcionou um caminho para episcopais e anglicanos entrarem em plena comunhão com a Igreja Católica Apostólica Romana, preservando, ao mesmo tempo, elementos de seu patrimônio litúrgico.

Antes de sua conversão ao catolicismo em 1845, são João Newman era pastor anglicano e um dos líderes do Movimento de Oxford, renascimento religioso do século XIX dentro da Igreja da Inglaterra que buscava renovar o anglicanismo enfatizando sua herança católica.

A conversão de Newman chocou o establishment anglicano. Escritor prolífico de cerca de 40 livros e milhares de sermões e artigos, suas obras mais conhecidas são Apologia pro vita sua (Editora Veritatis Splendor, 488 páginas, R$ 102,62), uma autobiografia espiritual, e A Ideia de uma Universidade (Editora Ecclesiae, 444 páginas, R$ 92,09), na qual ele expõe sua visão para o ensino superior.

São Newman é o padroeiro da Cathedral High School, na catedral de Nossa Senhora de Walsingham, a principal igreja do ordinariato em Houston, Texas, EUA. A escola tem o mesmo lema que o santo, que está inscrito em toda a escola: na entrada da estrutura gótica, no ginásio e no selo da escola.

Alexis Kutarna, diretora da Cathedral High School, ao saber da honra concedida a são Newman, disse à CNA, agência em inglês da EWTN: “Nos alegramos com a Igreja nessa ocasião abençoada!”

Kutarna mostrou um retrato de são Newman quando jovem no qual o santo usa uma gola oratoriana, anacrônica, já que ele ainda não a usava naquela idade, pendurado na parede perto da entrada da escola. Ela disse que a escolha foi feita porque a direção da escola quer que os alunos vejam que, mesmo jovens, grandes contribuições como a de Newman são possíveis em suas próprias vidas e que eles também podem fazer muito pela Igreja.

Ela lembrou sorrindo que um aluno, JP England, perguntou se eles colocaram a foto de um jovem Newman "porque nós também somos jovens"

Depois que ela disse sim, ele respondeu: “Eu gosto”.

“São João Henrique Newman tinha um amor especial pelos estudantes”, disse Kutarna, dizendo também que espera inspirar os alunos com “o comprometimento de Newman com a vida intelectual e o amor pastoral que ele tinha por seu povo”.

Ela disse à CNA que, enquanto a escola estava sendo formada, o comitê curricular estudou A Ideia de uma Universidade, de Newman.

“Nossos corações devem estar abertos ao Senhor, dialogando com Ele em amizade e uns com os outros”, disse Kutarna à CNA. Ela descreveu a mentoria que ocorre entre alunos e professores na escola.

São Newman foi ordenado padre católico em 1847 e nomeado cardeal pelo papa Leão XIII em 1879. Foi membro do oratório de São Filipe Neri. Morreu em 11 de agosto de 1890, foi beatificado pelo papa Bento XVI em 2010 e canonizado pelo papa Francisco em 2019. Em sua encíclica Dilexit nos, o papa Francisco falou sobre a escolha de são Newman para seu lema "Cor ad cor loquitur" — "O coração fala ao coração".

Francisco escreveu: “Essa mesma lógica fazia com que o lugar do encontro mais profundo consigo mesmo e com o Senhor não fosse a leitura ou a reflexão, mas o diálogo orante, de coração a coração, com Cristo vivo e presente. É por isso que Newman encontrava na Eucaristia o Coração de Jesus Cristo vivo, capaz de libertar, de dar sentido a cada momento e de derramar a verdadeira paz sobre o ser humano”.

Kutarna diz que a missão da Cathedral High School é ensinar seus alunos a “amar a Deus acima de todas as coisas”.

“Isso é o mais importante”, diz ela.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar