5 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Igreja do Santíssimo Redentor em Trindade é dedicada e elevada a reitoria

Igreja do Santíssimo Redentor em Trindade (GO). | Crédito: Pai Eterno.

A Igreja do Santíssimo Redentor foi oficialmente dedicada e elevada à condição de reitoria numa missa celebrada, no sábado (27), pelo arcebispo de Goiânia, dom João Justino de Medeiros, em Trindade (GO).

No rito da dedicação “o bispo colocou as relíquias de dois beatos redentoristas e ungiu o altar com óleo” disse à TV Pai Eterno o missionário redentorista padre Walmir Garcia, novo reitor da igreja. “O rito é um sinal de que a igreja faz parte da igreja universal, em comunhão com o Papa e o colégio dos bispos”.

“A dedicação é um ritual muito bonito”, disse dom Justino à TV Pai Eterno. “Nós poderíamos até dizer assim, de modo análogo, uma comparação, é como o batismo e a crisma da Igreja, do templo. É uma forma de dizermos: Senhor, tudo que aqui está nós recebemos de ti e a ti entregamos”.

A elevação da igreja a reitoria significa que terá “um movimento pastoral e evangelizador, em sintonia com a arquidiocese”, disse dom Justino.

Uma reitoria é uma igreja que não é uma paróquia, mas que está sob os cuidados de um padre, chamado reitor, responsável por garantir que a vida litúrgica e espiritual naquele templo aconteça com dignidade e conforme as normas da Igreja.

O cânon 559 diz que “o reitor pode realizar celebrações litúrgicas, mesmo solenes, na igreja que lhe está confiada, salvaguardadas as legítimas leis da fundação e desde que, a juízo do Ordinário do lugar, de modo nenhum prejudiquem o ministério paroquial”.

A igreja do Santíssimo Redentor foi construída em 2005 e abriga o túmulo do venerável padre Pelágio Sautter, conhecido como o Apóstolo de Goiás. Também abriga os túmulos de outros padres da Congregação do Santíssimo Redentor e é um importante ponto turístico e religioso em Trindade, Goiás.

“A igreja continuará manifestando o que é próprio dela, como o amor e a devoção ao nosso querido padre Pelágio Sauter”, disse o novo reitor.

O venerável padre Pelágio Sautter

O padre Pelágio Sautter nasceu em 9 de setembro de 1878, na Alemanha, em uma família de 15 filhos. Ele foi batizado três dias depois e recebeu os sacramentos da primeira eucaristia e da crisma em 1892. Dois anos depois entrou para o seminário redentorista em seu país natal. Fez os votos religiosos em 1902 e foi ordenado sacerdote em 1907.

Como sempre quis trabalhar nas missões estrangeiras, em 1909 aceitou o convite de ir para o Brasil e nunca mais voltou para a sua pátria.

O padre Pelágio viveu 52 anos no Brasil. Atuou nos primeiros cinco em paróquias de São Paulo e, nos 47 seguintes, dedicou-se à missão em Goiás. Percorreu o sertão a cavalo, evangelizando os fiéis mais afastados, com atenção especial aos pobres e doentes. Ele dedicou os últimos anos de sua vida à pastoral dos enfermos. As bênçãos que dava aos enfermos ficaram famosas e muitos relataram ter experimentado curas extraordinárias.

Ele morreu em 23 de novembro de 1961, aos 83 anos, por causa de um enfisema pulmonar e complicações da idade. A sua fama de santidade era tanta que cerca de 40 mil pessoas foram ao seu enterro. O governo do Estado de Goiânia decretou luto oficial por três dias e ponto facultativo no dia do enterro.

O processo de beatificação foi aberto em 1997 e no dia 7 de novembro de 2014 o papa Francisco reconheceu as suas virtudes heroicas e ele se tornou venerável.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar