5 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Cristo não está ausente de Gaza em meio à guerra, diz cardeal Pizzaballa

O patriarca latino de Jerusalém, cardeal Pierbattista Pizzaballa e o patriarca ortodoxo grego de Jerusalém, Teófilo III, fazem uma entrevista coletiva hoje (20) em Jerusalém. | AHMAD GHARABLI/AFP via Getty Images

A Igreja "nunca abandonará" o povo de Gaza, disse o patriarca latino de Jerusalém, cardeal Pierbattista Pizzaballa, hoje (22) sobre a devastação do confronto entre Israel e o Hamas na faixa de Gaza.

Descrevendo a extensão da destruição em Gaza em entrevista coletiva no Centro Notre Dame, em Jerusalém, Pizzaballa disse que ele e o patriarca ortodoxo grego de Jerusalém,Teófilo III, viram em sua visita pastoral na última sexta-feira (18) as condições de vida inadequadas em que famílias foram forçadas a viver.

“Caminhamos pela poeira das ruínas, passando por prédios desabados e tendas por toda parte: em pátios, becos, nas ruas e na praia”, disse hoje o cardeal a jornalistas. “Tendas que se tornaram lares para aqueles que perderam tudo”.

“A Igreja, toda a comunidade cristã, nunca os abandonará”, disse ele.

Ao expressar particular solidariedade às comunidades cristãs em Gaza, o cardeal enfatizou que a “missão” da Igreja em Gaza está aberta a todas as pessoas.

“Nossos hospitais, abrigos, escolas, paróquias — São Porfírio, a Sagrada Família, o Hospital Árabe Al-Ahli, a Cáritas — são lugares de encontro e partilha para todos: cristãos, muçulmanos, crentes, céticos, refugiados, crianças”, disse Pizzaballa.

Reafirmando o apelo do papa Leão XIV no Ângelus do último domingo (20), à comunidade internacional para observar o direito internacional humanitário e proteger os civis, o cardeal disse que atrasar a ajuda humanitária a Gaza é "uma questão de vida ou morte".

“Cada hora sem comida, água, remédios e abrigo causa danos profundos”, disse ele.

“Nós já vimos: homens esperando no sol por horas na esperança de uma refeição simples”, disse também Pizzaballa. “É uma humilhação difícil de suportar quando você vê com os próprios olhos”.

Chamando a privação de necessidades básicas de "moralmente inaceitável e injustificável", Pizzaballa disse que ele e Teófilo III apoiam o trabalho de todos os atores humanitários — "locais e internacionais, cristãos e muçulmanos, religiosos e seculares" — para ajudar o povo de Gaza.

Além de destacar os horrores da guerra, o cardeal disse que também viu testemunhos de fé e “dignidade do espírito humano” naqueles que ele e o patriarca ortodoxo grego encontraram em sua visita pastoral.

“Encontramos mães preparando comida para os outros, enfermeiras tratando feridas com gentileza e pessoas de todas as religiões ainda rezando a Deus que vê e nunca esquece”, disse ele na entrevista coletiva.

“Cristo não está ausente de Gaza”, disse Pizzaballa. “Ele está lá — crucificado entre os feridos, soterrado sob os escombros e, ainda assim, presente em cada ato de misericórdia, em cada vela na escuridão, em cada mão estendida aos que sofrem”.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar