Jul 18, 2025 / 15:30 pm
Uma réplica da santa tilma de são Juan Diego com a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe vai percorrer todas as dioceses do México em peregrinação.
Eva Sánchez, secretária executiva da Novena Intercontinental de Guadalupe, disse à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, que a iniciativa Uma Tilma, Um Coração, faz parte do plano pastoral estratégico previsto para 2028. O objetivo do projeto é "articular a devoção a Guadalupe no México, visando a unidade e a paz do país".
A iniciativa não visa só promover a veneração a Nossa Senhora de Guadalupe, mas também fomentar uma “profunda renovação espiritual, unificada sob a proteção de Nossa Senhora de Guadalupe, para que cada comunidade que recebe a tilma se torne uma morada ou Casa Sagrada”.
Sánchez disse que a visita começa em cada diocese e tem visitas a igrejas, paróquias, santuários e basílicas. Ela enfatizou que o objetivo é convidar "todos a abrirem as portas de nossas comunidades e de nossos corações, para experimentar a ternura materna de Maria, que nos diz, como fez com Juan Diego: Não estou aqui, eu que sou sua mãe?"
Materiais litúrgicos foram distribuídos para acompanhar a entronização, como orações, cânticos e rituais.
Embora cada igreja adapte a dinâmica às suas próprias circunstâncias, "algumas dioceses fizeram uma peregrinação à basílica [de Nossa Senhora de Guadalupe] com essa réplica, enquanto outras vincularam a celebração da entronização ao aniversário da ereção da diocese ou a algum outro feriado".
O projeto também promove a colaboração entre dioceses e tem a organização de congressos, cursos de diploma, programas de catequese e outras atividades de treinamento sobre Nossa Senhora de Guadalupe.
Um dos elementos distintivos dessa peregrinação é a participação dos chamados Juandieguitos, pessoas responsáveis por acompanhar a réplica do tilma ao longo de sua jornada. Segundo a secretária executiva eles ouvirão "as necessidades da comunidade, facilitarão o encontro entre a Virgem e o povo e promoverão ações concretas para reconstruir o tecido social".
Entre os frutos esperados dessa experiência estão a "renovação da fé cristocêntrica através da mediação mariana", a "revitalização das comunidades com espírito sinodal" e a "consolidação da rede de santuários marianos como espaços de acolhimento e esperança".
No plano social, a iniciativa visa promover "a reconciliação e a paz em contextos de violência e polarização", e incentivar o "compromisso social que fomente a solidariedade" e o "fortalecimento da identidade cultural mexicana e latino-americana".
"A simplicidade do ayate nos convida a nos revestir da presença amorosa de Maria, a levá-la a todos os cantos do país e do continente”, diz Sánchez. “Tornando-nos mensageiros de esperança como o índio Juan Diego".
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar