Jul 17, 2025 / 13:32 pm
Líderes da Igreja em Jerusalém responsabilizam autoridades israelenses por "facilitar e permitir" ataques de colonos, dizendo que o silêncio da polícia diante de chamadas de emergência é uma forma de cumplicidade.
Na última segunda-feira (14), os líderes religiosos visitaram a cidade predominantemente cristã de Taybeh, a leste de Ramallah, Cisjordânia. A delegação foi chefiada pelo patriarca latino de Jerusalém, cardeal Pierbattista Pizzaballa, e pelo patriarca ortodoxo grego Teófilo III, acompanhados por diplomatas representando cerca de 20 países. Representantes dos EUA cancelaram sua participação na última hora, sem explicação.
Tanto líderes religiosos quanto diplomatas pediram a responsabilização dos colonos israelenses e o fim das ameaças contra uma comunidade cristã profundamente enraizada na região.
“Apelamos à consciência do mundo inteiro, implorando suas orações, atenção e ação, especialmente de nossos irmãos cristãos ao redor do globo”, disse Teófilo III em nome dos líderes da Igreja. “A Igreja mantém sua presença fiel nesta terra há quase 2 mil anos, e rejeitamos categoricamente essas mensagens excludentes”.
“Infelizmente, a tentação de emigrar permanece devido à situação atual”, disse o cardeal Pizzaballa, que descreveu a Cisjordânia como uma área “fora do Estado de Direito”.
“A única lei que se aplica aqui é a lei da força, a lei de quem detém o poder, não a lei verdadeira”, disse o cardeal. “Devemos trabalhar para restaurar a presença da lei nessa parte do país, para que todos possam confiar nela para garantir e fazer valer seus direitos”.
As igrejas exigem uma investigação transparente, a responsabilização dos perpetradores e o desmantelamento de postos avançados de assentamentos que ameaçam as terras locais. Elas também pedem ação internacional para garantir que os cristãos possam permanecer em suas terras.
Entre outros incidentes, em 7 de julho, colonos atearam fogo perto do histórico cemitério de São Jorge em al-Khader, Cisjordânia. Os moradores conseguiram conter o incêndio antes que ele atingisse a igreja, mas a mensagem era clara: "Vocês não têm futuro aqui", estava escrito em uma placa posteriormente colocada perto do local.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar