Jul 16, 2025 / 09:08 am
O papa Leão XIV celebrou missa ontem (15) na capela da estação dos carabinieri em Castel Gandolfo, onde passa férias.
Refletindo em sua homilia sobre o Evangelho do dia (cf. Mt. 11,20-24), o papa enfatizou o vínculo “mais forte que o sangue” que une cada homem e cada mulher.
“Somos verdadeiramente irmãos de Jesus quando fazemos a vontade de Deus”, disse o papa. “Quando vivemos amando-nos uns aos outros, como Deus nos amou”.
“Toda relação que Deus vive, em si mesmo e por nós”, disse Leão XIV, “torna-se assim um dom: quando o seu Filho único se torna nosso irmão, o seu Pai se torna nosso Pai, e o Espírito Santo, que une o Pai e o Filho, vem habitar nos nossos corações”.
Assim, o papa destacou que “o amor de Deus é tão grande que Jesus não reserva nem mesmo sua mãe para si, entregando Maria como nossa mãe, na hora da cruz”.
Na capela de Castel Gandolfo, Leão XIV disse que Nossa Senhora se torna mãe de Jesus "porque escuta a palavra de Deus com amor, acolhe-a em seu coração e vive-a fielmente".
Ele destacou a fidelidade dela à Palavra que recebeu de Deus: “a Palavra da vida que ela acolheu, carregou em seu ventre e ofereceu ao mundo”.
O papa disse então que este ano marca o 75º aniversário da proclamação da Virgem fiel (Virgo fidelis), padroeira dos carabinieri, a força policial militar nacional da Itália, que dá nome à capela em Castel Gandolfo.
Ele falou sobre quando, em 1949, o venerável papa Pio XII acolheu essa “bela proposta” do comando-geral dos carabinieri.
“Depois da tragédia da guerra, num período de reconstrução moral e material, a fidelidade de Maria a Deus tornou-se assim um modelo de fidelidade” dos Carabinieri “para com a pátria e o povo italiano”, destacou Leão XIV.
Essa virtude, para o papa, "expressa dedicação, pureza e constância no compromisso com o bem comum, que os carabinieri protegem garantindo a segurança pública e defendendo os direitos de todos, especialmente aqueles em perigo".
Leão XIV expressou sua profunda gratidão, especialmente pelo serviço “nobre e exigente” que eles prestam à Itália e à Santa Sé.
Depois de falar sobre o lema dos carabinieri: Nei secoli fedele (Fiéis ao longo dos séculos), que expressa "o sentido do dever e da abnegação de cada membro das Forças Armadas, até ao sacrifício", pediu-lhes que não cedam "à tentação de pensar que o mal pode triunfar".
"Especialmente neste tempo de guerra e violência, permaneçam fiéis ao seu juramento: como servidores do Estado, respondam ao crime com a força da lei e a honestidade”, enfatizou o papa. “É assim que o braço dos carabinieri, a Benemérita, sempre merecerá a estima do povo italiano".
Concluindo, Leão XIV falou sobre os policiais que deram suas vidas no cumprimento do dever, como o venerável Salvo D'Acquisto, cujo processo de beatificação está em andamento.
O papa fica na residência papal de verão, a cerca de 30 km do centro de Roma, até o próximo domingo (20) e vai de 15 a 17 de agosto, no feriado prolongado italiano da Assunção de Nossa Senhora.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar