Jul 8, 2025 / 15:19 pm
A diocese de Vic, Espanha, suspendeu eventos do arcebispo de Valladolid, Luis Argüello, presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), devido a "ações contrárias e restritivas à liberdade religiosa" promovidas por grupos políticos comunistas e separatistas.
A cidade de Vic, que fica a cerca de 70 km ao norte de Barcelona, celebra este ano o 400º aniversário da morte de são Miguel dos Santos, religioso da Santíssima Trindade, padroeiro da cidade, copadroeiro da Adoração Noturna Espanhola, canonizado pelo beato Pio IX em 1862.
Na última sexta-feira (4), a diocese de Vic anunciou a suspensão das celebrações litúrgicas depois de saber da "convocação e preparação de várias ações contrárias e restritivas à liberdade religiosa" e temendo "que essas ações possam colocar em risco a segurança das pessoas e do patrimônio cultural".
Argüello, como arcebispo de Valladolid, deveria celebrar uma missa na catedral de São Pedro, em Vic, e participar de outros eventos comemorativos no local de nascimento de são Miguel dos Santos, padre trinitário.
Nas últimas semanas, grupos políticos locais, como a Esquerda Republicana da Catalunha (ERC), separatista, e o grupo comunista local En Comú-Podem, criticaram a presença do bispo Argüello.
Por meio de seus canais de mídia social, a ERC acusou o arcebispo de ter desconsiderado "os direitos da comunidade LGBTQI+", negado às mulheres "o direito de decidir sobre seus corpos", permanecido em silêncio "diante dos abusos sexuais na Igreja" e se posicionado "contra o direito de decidir e a anistia", em referência aos que lideraram uma tentativa de golpe secessionista na Catalunha em 2017.
Arnau Martí, líder do En Comú Podem, disse que “Vic não precisa de sermões nem de palavras de ordem da extrema direita”.
"Não queremos essa extrema direita disfarçada de batina no Festival de Vic”, disse também Martí. “Que eles não sujem a praça".
O grupo de ação de rua pró-independência CDR (Comitê de Defesa da República) também protestou contra a presença planejada do bispo Argüello em Vic e pretendia boicotar a celebração da missa na catedral: "As vaias lá fora serão tão ensurdecedoras que ninguém dentro da catedral poderá ouvir a homilia do bispo ou o sermão do arcebispo".
Quem foi são Miguel dos Santos
Miguel Argemir y Mitjà nasceu em Vic em 29 de setembro de 1591. Foi o sétimo filho de Enrique e Montserrat. O terço era rezado diariamente e os Evangelhos eram lidos em sua casa.
Segundo o site dos trinitários, Miguel era um bom menino e em sua infância "sua piedade e espírito de sacrifício chamavam a atenção" a ponto de se dizer que "dormia debaixo da cama e usava uma pedra como travesseiro".
Órfão aos 11 anos de idade, viveu com tios que se dedicavam ao comércio, atividade na qual não se destacava. Um ano depois, foi admitido como coroinha dos trinitários calçados de Barcelona. Aos 15 anos de idade, mudou-se para o convento trinitário de San Lamberto, nos arredores de Zaragoza, no qual fez a profissão em 1607. Nesse mesmo ano, conheceu o frei Manuel de la Cruz, trinitário descalço, e identificou-se com seu caminho de austeridade.
Ele começou seu noviciado como trinitário descalço em 1608 e no ano seguinte fez seus votos como trinitário descalço, tomando o nome de Miguel dos Santos.
Enviado a Salamanca para estudar teologia, diz-se que, enquanto pregava os mistérios da encarnação, "deu um grito e elevou-se a uma altura de cerca de um metro, com os braços cruzados e o olhar fixo num ponto misterioso”, permanecendo assim “por um quarto de hora [15 minutos]".
Ordenado sacerdote em 1617, "sua fama de santo começou a se espalhar por toda a Espanha graças às conversões milagrosas que alcançou”.
“Para preparar seus sermões, passava três dias em oração aos pés de Cristo crucificado e outros três estudando o que havia escrito em seu caderno", diz a ordem dos trinitários.
Os êxtases do santo eram frequentes, assim como outras experiências místicas registradas num tratado espiritual intitulado A Tranquilidade da Alma . Ele descreve "a troca mística de corações entre Jesus e Miguel, que ocorreu diante do sacrário enquanto ele rezava numa noite de graças".
Ele morreu em Valladolid de febre tifoide aos 33 anos de idade. Foi beatificado pelo papa Pio VI em 24 de maio de 1779 e canonizado pelo papa beato Pio IX em 8 de junho de 1862.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar