Jun 25, 2025 / 15:02 pm
O papa Leão XIV expressou solidariedade hoje (25) aos cristãos perseguidos ao falar na audiência geral de hoje sobre o "vil ataque terrorista" do grupo terrorista Estado Islâmico contra a comunidade ortodoxa grega em Damasco, Síria. O ataque matou 25 fiéis que participavam da missa no último domingo (22), solenidade de Corpus Christi.
Na noite do último domingo (22), um terrorista do Estado Islâmico entrou na igreja ortodoxa Mar Elias (Santo Elias) em Dweil'a, nos arredores de Damasco, e abriu fogo contra fiéis.
O ataque brutal a essa igreja, o primeiro desde a queda do regime de Bashar al-Assad em dezembro do ano passado, também feriu 63 pessoas.
Na saudação aos fiéis de língua italiana, o papa confiou as vítimas "à misericórdia de Deus", e rezou pelos feridos e suas famílias.
“Aos cristãos do Oriente Médio, digo: estou perto de vocês”, disse Leão XIV. “Toda a Igreja está perto de vocês”.
Esse trágico acontecimento, segundo Leão XIV, “lembra a profunda fragilidade que ainda marca a Síria, depois de anos de conflitos e instabilidade”.
“É, portanto, fundamental que a comunidade internacional não desvie o olhar deste país, mas continue a lhe oferecer apoio através de gestos de solidariedade e com um renovado compromisso pela paz e a reconciliação”, enfatizou o papa.
Ele disse também que está acompanhando os acontecimentos no Irã, em Israel e na Palestina com “atenção e esperança”, dizendo que as palavras do profeta Isaías ressoam hoje com mais urgência do que nunca: “Uma nação não levantará mais a espada contra outra nação, não aprenderão mais a arte da guerra” (cf. Is 2,4).
“Que essa voz que vem do Altíssimo seja ouvida”, disse Leão XIV. “Que se curem as lacerações provocadas pelas ações sangrentas dos últimos dias”.
Por fim, diante dos milhares de fiéis que o ouviam na praça de São Pedro, o papa pediu a rejeição de "toda a lógica da arrogância e da vingança" e a escolha com determinação do "caminho do diálogo, da diplomacia e da paz".
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar