5 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Mulher usa spray de pimenta contra fiéis em missa na catedral de Jundiaí

Catedral Nossa Senhora do Desterro, em Jundiaí (SP) | Wikimedia CC BY-SA 4.0

Uma mulher usou spray de pimenta contra fiéis durante a missa na noite de ontem (22), na catedral Nossa Senhora do Desterro, em Jundiaí (SP). Segundo testemunhas, ela se incomodou com o comportamento de uma criança. A diocese repudiou o fato e solicitou que as autoridades tomem as “’ providências cabíveis”.

Segundo o boletim de ocorrência, a mulher, uma médica de 41 anos, se irritou com o barulho da criança, de dois anos, durante a missa. Por isso, usou o spray de pimenta contra a criança e seus pais. A criança teve uma crise com tosse, vômitos e irritação nos olhos e precisou ser socorrida com urgência. Os pais dela também caíram no chão por causa do spray.

O gás se espalhou pela igreja e provocou reação em outros fiéis. A missa foi interrompida e todos saíram da igreja.

Em nota assinada pelo bispo dom Arnaldo Carvalheiro Neto, a diocese de Jundiaí manifestou, “com profunda tristeza e firmeza, seu repúdio ao lamentável episódio”.

Disse que, “além de provocar tumulto e interromper a celebração eucarística”, o ato da mulher “constitui grave violência contra o espírito de comunhão, respeito e fraternidade que deve sempre reinar nos espaços sagrados”. “A Casa de Deus é, e deve ser sempre, um lugar de acolhimento, consolo e paz — nunca de hostilidade ou intolerância”, acrescentou.

A diocese manifestou “solidariedade às vítimas do ocorrido” e reafirmou “seu compromisso inegociável com a não violência, a defesa da dignidade humana e a promoção da paz”. Também disse confiar “às autoridades civis a devida apuração dos fatos e a tomada das providências cabíveis, com respeito ao devido processo e à verdade”.

“Rezamos para que este triste episódio desperte em nossa sociedade um renovado compromisso com a paz, a tolerância e o cuidado mútuo. Que, sob o olhar de Nossa Senhora do Desterro, aprendamos a desterrar de nossos corações tudo o que gera divisão, medo ou dor — e a cultivar os frutos do Evangelho: o amor, a paz e a misericórdia”, concluiu.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar