5 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Ser fiel nas pequenas coisas, quer o peruano que redesenhou o site da Santa Sé

Juan Carlos Yto, design digital do novo site da Santa Sé. | Captura de tela - EWTN/YouTube

“Visto que foste fiel no pouco, sobre muito te colocarei” (cf. Mt 25:23) é um dos versículos bíblicos mais repetidos e amados por Juan Carlos Yto, designer digital peruano responsável pela renovação do site da Santa Sé.

O trabalho dele não só marcou um evento tecnológico na Igreja, depois de cerca de 30 anos sem nenhuma alteração no site vatican.va, mas também um testemunho de fé e perseverança.

Yto, membro dos Missionários Leigos de Santa Maria de Nazaré, foi convocado pelo Dicastério para a Comunicação logo depois da morte do papa Francisco. "Senti-me extremamente grato, mas também sabendo que é um enorme desafio para a minha carreira, porque estamos falando do site da instituição mais antiga da história", disse ele à EWTN News.

A tarefa não foi improvisada. Desde 2020, Juan Carlos participa de um programa de formação da Santa Sé para jovens evangelizadores digitais, em que recebeu formação em teologia, comunicação e design.

"Dezesseis de nós foram selecionados. Depois, começaram a me confiar projetos pequenos e grandes", diz Jyan. Com o tempo, seu estilo e comprometimento o tornaram um parceiro de confiança para liderar um dos projetos mais ambiciosos da Santa Sé na área digital.

Um redesenho com alma

O site vatican.va, criado na década de 1990, não era acessível em dispositivos móveis e apresentava um design desatualizado. A principal tarefa de Juan Carlos era modernizar sem perder a essência. "Para que aqueles que sempre usaram a página continuem se sentindo em casa", disse ele.

Hoje, o site atualizado dá acesso a conteúdo multimídia, organização aprimorada de documentos magisteriais e links diretos para outros escritórios e plataformas da Santa Sé, como a seção de viagens papais e o Catecismo da Igreja Católica em vários idiomas.

O redesenho do vatican.va não foi só estético. Juan Carlos e sua equipe fizeram estudos sobre perfis de usuários. "O público é muito grande, em nove idiomas. Acadêmicos, catequistas, líderes religiosos e fiéis fazem parte dele. As páginas mais visitadas são as do Rosário", disse o peruano. Essas informações foram essenciais para priorizar a acessibilidade e a funcionalidade.

O projeto ainda não está totalmente concluído. "A página inicial já foi lançada, mas internamente ainda há muito conteúdo em desenvolvimento", disse Carlos.

Cada papa terá sua própria página contendo todos os seus documentos, homilias, discursos, viagens e eventos. Além disso, outras páginas atualmente dispersas num único ecossistema digital serão integradas.

Uma lufada de ar fresco para a Igreja

A renovação do vatican.va coincide com um momento de transição na Igreja, depois da eleição do papa Leão XIV. Para Juan Carlos, esse contexto confere ao seu trabalho um significado ainda mais profundo. "Vi nas redes sociais esse sentimento de alegria, de uma nova vida... uma comunicação mais fresca, mais amigável, mais próxima. E isso nos dá uma ideia da direção que a comunicação da Igreja vai tomar".

Além dos aspectos técnicos, o que marcou sua experiência foi o chamado para servir com humildade. "Aceitar com alegria o que me é proposto e retribuir com o meu serviço da melhor forma possível, para que ele dê frutos... para que, no fim, o fruto seja feito por Deus", disse Carlos.

Com o olhar em ajustes e expansões futuras, Juan Carlos Yto continua sua missão com a mesma convicção que o guia desde os 15 anos de idade, quando descobriu sua fé e sua vocação para o design. Hoje, seu testemunho inspira muitos: ser fiel nas pequenas coisas pode abrir portas para as maiores.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar