5 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Opus Dei nega ter recebido carta de Leão XIV sobre seus estatutos

Foto do site da Opus Dei. | ACI Prensa

A Opus Dei disse que não recebeu nenhuma carta do papa Leão XIV sobre o processo de adaptação de seus estatutos.

“Recentemente, circulou uma notícia falsa dizendo que a Opus Dei recebeu uma carta do papa Leão XIV sobre o processo de adaptação dos estatutos. Portanto, consideramos oportuno esclarecer que tal carta não foi recebida”, disse o Escritório de Comunicação Internacional da Opus Dei no último sábado (31).

"Aproveitamos essa oportunidade para enfatizar que continuamos a trabalhar com a Santa Sé em espírito de confiança e unidade", disse também o comunicado.

O encontro de Leão XIV e do prelado da Opus Dei

Em 14 de maio, seis dias depois de ser eleito e quatro dias antes da missa de inauguração de seu pontificado, Leão XIV recebeu no Vaticano o prelado e líder supremo da Opus Dei, monsenhor Fernando Ocáriz, que chegou acompanhado de seu vigário auxiliar, monsenhor Mariano Fazio.

"O Santo Padre, entre outras coisas, perguntou sobre o estudo atual dos Estatutos da Prelazia. Leão XIV ouviu com grande interesse as explicações que lhe foram dadas", disse o site da Opus Dei na ocasião.

Segundo o texto divulgado pela Opus Dei, foi "um breve encontro no qual o papa expressou sua proximidade e carinho".

O processo de revisão dos estatutos da Obra, como seus membros chamam a Opus Dei, teve que ser adiado depois da morte do papa Francisco em 21 de abril, dois dias antes do início do congresso geral da prelazia em Roma.

O evento tinha o objetivo de apresentar o rascunho final para submissão à Santa Sé, mas, devido à morte do papa Francisco, os participantes se concentraram na renovação dos cargos do conselho central e do conselho consultivo geral.

Francisco havia mandado que a Opus Dei modificasse seus estatutos por meio do motu proprio Ad charisma tuendum, publicado em 14 de julho de 2022.

Segundo a Opus Dei, esse processo teve duas etapas. Uma em 2023, que reuniu contribuições de todos os membros da Obra; e uma segunda, na qual participaram um grupo de especialistas da Santa Sé, especificamente do Dicastério para o Clero, e outro da Opus Dei, que elaboraram em conjunto uma proposta de estatuto.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar