5 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Papa Francisco foi ousado ao defender acolhida de comunidade LGBTQIA+, diz cardeal Steiner

O arcebispo de Manaus, Cardeal Leonardo Ulrich Steiner. | Crédito: Daniel Ibáñez / ACI Digital.

O papa “Francisco teve essa quase ousadia de dizer ‘olha, são filhos e filhas de Deus, então vamos acolher’", disse o arcebispo de Manaus, cardeal Leonardo Steiner, respondendo se “o papa foi mais acolhedor com a comunidade LGBTQIA+. Dom Leonardo falava ao jornal Folha de S. Paulo, na terça-feira (22). Ele embarcou hoje (24) para Roma para o funeral de Francisco, morto em 21 de abril, e para participar no conclave que elegerá o novo papa.

Dom Leonardo Steiner será um dos sete cardeais eleitores brasileiros no conclave. Ele foi nomeado arcebispo de Manaus pelo papa Francisco em 2019 e criado cardeal em 2022.

“Como dizer que elas não podem estar presentes na vida da Igreja?”, perguntou retoricamente dom Leonardo. “Podemos ajudar as pessoas, porque existe muito sofrimento nisso tudo. É que normalmente, quando se fala de homossexualidade e outras questões, logo se fala num moralismo”.

Dom Leonardo e o arcebispo de Brasília, dom Paulo Cezar Costa foram os últimos cardeais brasileiros eleitores a embarcar para Roma. Já estão na cidade os outros cinco:  o arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, 75 anos; o prefeito emérito do dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, dom João Braz de Aviz, de 77 anos; o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, 74 anos; o arcebispo de Salvador, dom Sérgio da Rocha, 65 anos; e o arcebispo de Porto Alegre (RS), dom Jaime Spengler, 64 anos.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar