5 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Sodalício de Vida Cristã é dissolvido oficialmente pela Santa Sé

Dom Charles Scicluna e monsenhor Jordi Bertomeu, membros da missão especial que investigou o Sodalício de Vida Cristã. | Crédito: Claudio Reyes/AFP/Getty.

A supressão do Sodalício de Vida Cristã (SVC) e de todas as instituições fundadas por Luis Fernando Figari foi formalizada na segunda-feira (14), como resultado de uma investigação ordenada pelo papa Francisco.

O superior-geral do Sodalício de Vida Cristã, José David Correa, assinou o decreto de supressão na sede do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica no Vaticano. Segundo um comunicado do SCV, a assinatura ocorreu "na presença da Irmã Simona Brambilla, prefeita do dicastério".

“Monsenhor Jordi Bertomeu Farnós foi nomeado Comissário Apostólico para as tarefas relacionadas à supressão do Sodalício", continua o comunicado. Com dom Charles Scicluna, Bertomeu fez parte da missão especial que o papa Francisco enviou ao Peru em julho de 2023 para investigar denúncias de abuso dentro do Sodalício.

“Com dor e obediência, aceitamos essa decisão aprovada de forma específica pelo papa Francisco, que põe fim à nossa sociedade”, continua o comunicado.

Com a assinatura deste decreto, termina o processo de dissolução de todas as instituições fundadas por Luis Fernando Figari, incluindo a Fraternidade Mariana da Reconciliação, as Servas do Plano de Deus e o Movimento de Vida Cristã.

A Fraternidade Mariana da Reconciliação anunciou sua dissolução em 2 de abril, as Servas do Plano de Deus fizeram o mesmo em 4 de abril, e o Movimento de Vida Cristã anunciou sua dissolução ontem (14).

A Fraternidade Mariana da Reconciliação disse que a supressão "é motivada no decreto, pela falta de carisma de origem divina no fundador (Luis Fernando Figari), bem como pelos abusos e comportamentos impróprios e abusivos de Figari e de muitos de seus colaboradores". A fraternidade “reconhece que não foi alheia a formas de abusos psicológicos e de consciência em seu meio”.

Figari foi punido pela Santa Sé em fevereiro de 2017 por causa de abusos sexuais e de poder que cometeu ao longo de vários anos. Em agosto de 2024, o papa Francisco o expulsou do SCV, atendendo pedido do Sodalício de 2019.

No comunicado de ontem, o Sodalício agradeceu a Deus pela vocação à qual seus membros foram chamados "sem qualquer mérito, para servir na Igreja".

“Valorizamos o fato de que, graças à Sua ação amorosa, Ele permitiu que muitas pessoas, de diversos países, vivam conosco uma experiência comum de fé autêntica, de fraternidade e ardor apostólico, que deu muitos frutos”, diz o texto.

O SCV também reiterou seu pedido de perdão às vítimas pelos "maus-tratos e abusos cometidos em nossa comunidade. Pedimos também perdão a toda a Igreja e à sociedade pela dor causada".

Também agradeceu àqueles que fizeram parte de sua família espiritual e aos bispos que os acolheram em suas dioceses.

O SCV foi fundado por Figari em Lima em 1971 e estava presente no Brasil, EUA, Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica e Equador.

A dissolução foi comunicada aos seus membros em janeiro, na assembleia plenária do SCV em Aparecida (SP).

Sobre o patrimônio das instituições suprimidas, os decretos publicados pelas fraternas e pelas servas dizem que o valor consolidado deverá ser usado para "indenizar as vítimas e, subsidiariamente, será doado proporcionalmente para garantir o sustento financeiro dos membros das entidades fundadas por Luis Fernando Figari".

O Sodalício informou que, entre maio de 2016 e abril de 2025, indenizou 98 pessoas que foram vítimas de abuso sexual, psicológico e de poder através de acordos extrajudiciais.

O SCV disse que, do total de casos abordados, 17 envolveram abuso sexual contra menores entre 11 e 17 anos, 20 envolveram adultos e 61 envolveram outros tipos de abuso.

O valor total destinado para as reparações das vítimas, segundo o SCV, é de US$ 6,5 milhões (Cerca de R$ 38 milhões).

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar