28 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Seis práticas diárias para se santificar

Imagem ilustrativa | Shutterstock

O arcebispo de Los Angeles, EUA, dom José Gómez, compilou, a partir da vida dos santos e mestres de vida espiritual, seis práticas que podem ajudar a alcançar a santidade.

Há alguns anos ele escreveu a carta pastoral “Fomos feitos para grandes coisas”, na qual disse que para ser semelhante a Cristo “é preciso um plano de vida” e ter “um propósito”.

“Nossas vidas devem ser conduzidas por um alegre desejo de trabalhar com a graça de Deus para sermos mais semelhantes a Cristo dia após dia, ano após ano”, disse ele.

Dom Gómez recomendou então trabalhar os “bons hábitos” e apresentou as seguintes práticas.

1. Ser conscientes da presença de Deus

O bispo disse que é necessário ter contato com Deus através de uma simples oração ao começar e terminar o dia. Oferecer o dia ao Senhor de manhã e à tarde pensar sobre o que fez no dia.

“Ao longo do dia, é preciso estar atentos ao ‘sacramento do momento presente’. Nosso objetivo é ter a certeza de que estamos vivos sob o olhar amoroso de Deus e que com sua graça é possível fazer tudo por amor a Ele”, disse.

2. Ter um tempo todos os dias para rezar

Dom Gómez disse que ao longo do dia é bom fazer uma pausa no trabalho diário para rezar. O propósito da oração é levar o homem à presença do Deus vivo numa atitude de humildade, amor e louvor.

Ele aconselhou a falar com Deus de forma honesta e simples. "Dizer ao Pai o que o deixa ansioso, o que você quer fazer por Ele. Falar com Ele sobre as áreas da vida que quer melhorar”.

"Dizer que o ama e que quer amá-lo ainda mais. Dizer que quer fazer a vontade d’Ele, como fez Maria, nossa Mãe."

Ele também disse que repetir o nome de Jesus durante o dia "é uma bela e poderosa oração".

3. Ler uma passagem do Evangelho todos os dias

Outra prática que dom Gómez propõe é fazer a lectio divina, que consiste em ler uma passagem do Evangelho e meditar sobre ela em oração, perguntando: “Deus, o que me diz nesta passagem? O que você está me pedindo para fazer?"

Segundo dom Gómez, só é possível conhecer Jesus por meio de seus ensinamentos e de sua vida refletida nas Escrituras.

“Quanto mais rezarmos com os Evangelhos, mais teremos a ‘mente de Cristo’. Seus pensamentos e sentimentos" se tornarão os nossos, e seremos capazes de ver "a realidade através de seus olhos".

4. Participar da missa com frequência

O arcebispo de Los Angeles recomendou buscar todas as oportunidades para encontrar Cristo e adorá-lo na missa e no Santíssimo Sacramento.

Segundo dom Gómez, o ideal é participar da missa nos dias de semana, além do domingo. Ele contou que quando começou a fazer isso, ficou mais consciente da presença de Deus.

Seu relacionamento pessoal com o Senhor foi crescendo cada vez mais e se tornou uma profunda amizade.

5. Fazer um exame de consciência diário e confessar-se com frequência

Dom Gómez disse que a confissão frequente proporciona "uma sensação de libertação e paz" na alma quando os pecados são perdoados.

Ele também comentou que ao longo de seu ministério pastoral tem se surpreendido com a forma como "a graça de Deus age na vida das pessoas" por meio deste sacramento.

“Participar do sacramento curador de Cristo é uma graça. Poder pronunciar a sua palavra de perdão, poder perdoar os pecados em seu nome. Não há privilégio maior que eu possa imaginar, nem nada mais bonito na terra”, disse.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

6. Fazer obras de caridade espirituais e materiais

“Amar é a forma de imitar a Cristo. Precisamos amar os outros como Jesus os ama, começando pelas pessoas mais próximas de nós. Começar pelas nossas famílias e depois sair”, disse o arcebispo de Los Angeles.

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar