29 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

CNBB repudia carnaval na Semana Santa em Aracati

Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Aracati (CE)

Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, bispo de Sobral (CE) e presidente do Regional Nordeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), repudiou o carnaval fora de época promovido pela prefeitura de Aracati (CE) na Semana Santa.

Em uma nota, o bispo destaca o grande desrespeito à piedade e fé do povo cristão em uma época destinada ao recolhimento e oração. A programação do carnaval intitulado "Paixão em Aracati" está prevista para os dias 15 de abril, sexta-feira da Paixão, a 17 de abril, domingo de Páscoa com shows dos cantores Bell Marques, Leo Santana, e outros.

Assim que o evento foi anunciado, as paróquias de Nossa Senhora do Rosário e de Santo Antônio, de Aracati, lançaram uma nota em conjunto criticando a decisão da prefeitura. "Esperamos que o poder público municipal, ao menos, use de outros termos para suas propagandas e que garanta, por escrito, o respeito e salvaguarda de dias, horários e locais para as celebrações religiosas", afirmaram as paróquias locais.

 

Confira a nota do Regional Leste 1 da CNBB:

 

Nota sobre o carnaval fora de época de Aracati-CE

A Semana Santa é a celebração do Mistério central da fé cristã. Nela vivenciamos a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A importância dessa Grande Semana não se verifica apenas na Liturgia da Igreja Católica, se revela também nas inúmeras manifestações de piedade e devoção popular, uma herança inestimável, que tanto enriquece a espiritualidade dos fiéis, encaminhado-os e motivando-os a celebrar dignamente o Mistério Pascal na Sagrada Liturgia.

A grandeza desse tempo sagrado e a intensidade com que é vivido e celebrado pelo povo cristão em todo o país, levaram diversos municípios e estados brasileiros a reconhecer, através dos órgãos competentes, às celebrações próprias desta semana como patrimônio cultural imaterial. Indo ainda mais longe, o Estado Brasileiro estabeleceu que a Sexta-Feira Santa seja feriado nacional (Lei n° 9.093, de 12 de setembro de 1995). Aliás, mesmo sendo um estado laico, o Brasil, por ser formado por uma população preponderantemente cristã, em respeito à identidade cristã do seu povo e da sua história, estabeleceu diversos feriados religiosos nacionais: Natal do Senhor (25 de dezembro), Confraternização Universal (1° de janeiro), Dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), Dia de Finados (2 de novembro), Sexta-Feira Santa e Corpus Christi.

O feriado religioso tem um sentido muito preciso: não é um dia destinado ao descanso ou aos passeios turísticos, mas ao recolhimento e à oração. No caso da Sexta-Feira Santa, é destinado à meditação sobre o sofrimento, a paixão e morte de Cristo por amor à humanidade. Neste dia, portanto, não se trabalha e não se estuda para que todas as pessoas cristãs possam celebrar e vivenciar a sua fé.

Conscientes disso, não há como a Igreja do Ceará, representada por seus Bispos, silenciar diante do Carnaval promovido pela Prefeitura Municipal de Aracati-CE em plena Semana Santa. Trata-se, no mínimo, de um grande desrespeito à piedade e à fé do povo cristão, de uma enorme desconsideração da longa e rica tradição cristã desta terra abençoada.

A presidência do Regional Nordeste 1 da CNBB une-se, portanto, a Dom André Vital, Bispo Diocesano de Limoeiro do Norte, ao clero e ao povo cristão daquela amada Diocese, no seu mais do que justificado protesto, repudiando também nós está infeliz iniciativa do poder público municipal de Aracati-CE. Semana Santa, como é sabido por todos, não é tempo de carnaval, é tempo de recolhimento, de oração e piedade!

 

Esperamos, vivamente, que os responsáveis por este carnaval fora de época revejam a decisão tomada e encontrem outra data para a realização desta festa!

 

Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos

Bispo da Diocese de Sobral

 

Dom André Vital Félix da Silva

Bispo da Diocese de Limoeiro do Norte   

 

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar