28 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Bombeiros tentam salvar igreja da lava de vulcão nas Canárias

Os bombeiros da ilha de La Palma, no arquipélago das Canárias, Espanha, lutam para salvar a igreja de são Pio X da lava do vulcão que no domingo, 19, entrou em erupção e provocou a retirada de mais de cinco mil pessoas.

A lava já destruiu 183 edifícios, entre os quais 63 residências. Uma imagem do sistema europeu de observação espacial Copernicus mostra que a lava já cobriu 103 hectares da ilha. Atualmente, cerca de 750 agentes da defesa civil e corpo de bombeiros, com 143 veículos, trabalham na região.

A igreja do bairro de Todoque, em Llanos de Aridane, está no trajeto por onde a lava passará e os bombeiros estão tentando desviá-la. Os paroquianos ajudaram a tirar as imagens, crucifixos, candelabros e quadros do templo.

O gerente do consórcio de emergências da Gran Canaria, Emilio Duch, afirmou que "é uma operação com baixa probabilidade de êxito, mas já conseguimos salvar algumas casas".

"Quando determinam que é possível salvar uma casa levantando o terreno, derrubando alguma coisa ou modificando o ambiente de alguma forma, eles o fazem", acrescentou.

Duch disse que os bombeiros em Todoque estão abrindo um caminho para que a lava se dirija ao barranco "onde acreditamos que ela ganharia velocidade sem afetar residências e desviaria mais lava. Desta maneira se evitará que a massa de lava entre ainda mais no povoado".

A intenção é "salvar a igreja e a escola", afirmou.

David Calvo, porta-voz do Instituto Vulcanológico das Canarias (Involcan), órgão que está apoiando os bombeiros, afirmou que a dificuldade consiste em "lutar face a face contra a natureza".

O sacerdote do lugar, padre Alberto Hernández, disse que agora o objetivo é procurar alojamento para os moradores que ficaram sem lar.

"São pessoas humildes, simples e trabalhadoras. Há agricultores, artesãos e alguns funcionários" públicos, explicou ao canal Telecinco. "Muitos construíram suas casas com suas próprias mãos", afirmou.

O sacerdote agradeceu a "onda de generosidade" e disse que receberam ligações de muitas pessoas que vivem fora da ilha ou que alugam casas para turismo, para oferecer casas às pessoas afetadas "sem pedir nada em troca".

O padre Hernández disse que alguns dos afetados "estão em choque. Sabem que perderam a sua casa. Outros vivem na incerteza e não perdem a esperança de recuperar algo". Ele disse que este momento tem feito que demos "o melhor de nós mesmos. A generosidade das pessoas me impressiona".

Confira também:

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar