29 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Colocam nova imagem da Virgem sobre torre de igreja que foi destruída pelo ISIS

Em 14 de janeiro, os fiéis que moram na cidade de Qaraqosh, um dos lugares cristãos mais importantes da planície de Nínive, no norte do Iraque, celebraram a colocação de uma imagem de Nossa Senhora na torre do sino da Igreja Siro-Católica dedicada à Mãe de Deus.

Crédito: Ankawa.com

Este local foi destruído por terroristas muçulmanos do Estado Islâmico (ISIS) durante a ocupação iniciada em agosto de 2014.

Naquela ocasião, os terroristas incendiaram o templo e destruíram todos os símbolos cristãos em seu interior. A estrutura foi reconstruída nos últimos anos, graças ao esforço e empenho de toda a comunidade local.

Em declarações a Asia News, Pe. Paul Thabit Mekko, responsável pela comunidade cristã de Karamles, onde se encontra o templo, indicou que "a torre do sino desta igreja, a maior da Planície de Nínive, foi destruída no momento da libertação; usaram um míssil ou uma bomba, não sabemos exatamente".

"Restou apenas uma parte da torre sineira, que foi reconstruída e, como novidade, decidiu-se colocar no topo uma estátua da Santíssima Virgem, como fizemos há dois anos em Karamles", explicou o sacerdote.

Crédito: Ankawa.com

Pe. Thabit Mekko disse que os cristãos locais preferem chamar a igreja por seu nome aramaico, Bakhdida, e que está dedicada "à Imaculada, a Maria Puríssima". É por isso que "no momento da reconstrução decidiu-se colocar uma estátua ali".

A imagem foi realizada por "um artista cristão local, um escultor chamado Thabit Michael que anteriormente fez uma estátua da Virgem para a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Bagdá", onde a Al Qaeda perpetrou um massacre em 2010.

Em agosto de 2014, o ISIS invadiu Qaraqosh destruindo casas, igrejas, a biblioteca e outros pontos importantes da cidade. Dezenas de milhares de famílias tiveram que fugir de suas casas às pressas.

A cidade foi libertada em 2016. Em seu regresso - que ainda não foi concluído - as famílias encontraram sinais de saques e devastação. No entanto, graças aos esforços de instituições de caridade cristãs e da Igreja Católica Síria, a biblioteca foi reaberta em setembro do ano passado.

Pe. Thabit Mekko disse ainda que "a evangelização em nossa terra, que aguarda a visita do Papa Francisco" em meio a dúvidas e incertezas, "envolve também a arte, que é fundamental para manter a identidade".

"Nosso Thabit Michael não é apenas um verdadeiro artista, mas também um cristão devoto de sua terra, e ele quer que também ela reviva através de suas obras. Ele é o autor da estátua da Virgem na igreja mais antiga e importante de Mosul, que todos esperamos reconstruir após a devastação causada pelo ISIS", afirmou.

Depois de constatar que a situação atual na cidade é calma embora existam alguns movimentos que não são preocupantes, o padre disse que a verdadeira preocupação é "a inflação, a alta dos preços e a relação entre o dólar e a moeda local".

"Tudo isto torna a tarefa de reconstrução muito mais difícil e representa mais um incentivo à fuga dos jovens, que não veem novas perspectivas", concluiu.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também:

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar