27 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Religiosa viaja em moto para ajudar em zonas de missão na Índia

Irmã Shobka Rani Talari em sua nova moto na Índia. Crédito: ACN.

A irmã Shobka Rani Talari não é uma religiosa convencional, pois sempre anda de moto de um lado ao outro para ajudar as pessoas na zona de missão onde trabalha na Índia.

A congregação das Filhas da Divina Providência, à qual a Irmã Shobka pertence, trabalha na missão de Chhaygaon, na Arquidiocese de Guwahati, uma região pobre do nordeste da Índia, onde é extremamente necessário viajar com frequência para ajudar às pessoas das zonas remotas e realizar o trabalho pastoral.

Embora antes a irmã Shobka tivesse mais problemas para viajar para as aldeias, agora ela "sorri ao subir em sua nova motocicleta", pois isso a ajuda a percorrer as estradas precárias para realizar seu trabalho em favor dos mais necessitados.

Estas áreas de missão localizam-se sobretudo na selva, onde há muita pobreza, "não há atendimento médico, não há eletricidade e praticamente ninguém sabe ler e ou escrever" e as famílias enfrentam muitos problemas a nível social e econômico.

Por exemplo, "casamentos de adolescentes são comuns, e os filhos são deixados à própria sorte enquanto os pais tentam conseguir o suficiente para alimentar a família. Além disso, a plantação de que vivem é afetada por elefantes ou outros animais selvagens que atacam seus pequenos campos", assinalou a Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN).

Lá, as religiosas administram um pequeno internato onde educam as crianças das aldeias. A irmã Shobka dirige uma escola de 100 alunos na aldeia e trabalha com 80 mulheres para orientá-las na ajuda a outras mulheres, fornece cuidados durante a gravidez e o parto, apoia na criação de seus filhos e educa sobre os perigos do abuso de álcool e do fumo.

Outra tarefa da irmã Shobka é visitar essas aldeias com frequência para verificar se algum doente precisa de tratamento, como é o caso de Benedict Rabha, de 10 anos, "que caiu de uma árvore e teve de ser levado ao hospital". Além disso, conversa com eles e os aconselha sobre como manter e melhorar a saúde.

A "irmã itinerante" também se preocupa com a educação das crianças, pois sabe que é "a única maneira de dar às pessoas uma oportunidade de desenvolvimento e esperança de melhorar suas condições de vida". Por isso, durante as visitas, ela se esforça para "convencer os pais a mandarem os filhos à escola", pois os pais não entendem a necessidade da educação.

Devido a este árduo trabalho, "sem veículo, o trabalho de uma 'irmã viajante' é bastante árduo", informou ACN. Por isso, disponibilizaram 930 euros das doações dos fiéis para que a ordem conseguisse comprar uma motocicleta. "Desde que a Irmã Shobka Rani tem a motocicleta, ela conseguiu dobrar o número de visitas que faz às aldeias", disse a irmã Lilly Urakadan, superiora da congregação.

Durante a pandemia de coronavírus, que coloca a Índia em terceiro lugar no mundo, com mais de três milhões de infectados com COVID-19 e mais de 59 mil mortes, a irmã Lilly destacou que conseguiram "ajudar 320 famílias em extrema necessidade" nessa área de missão.

O trabalho das freiras é imprescindível neste momento, pois elas montaram um centro de quarentena em sua escola, onde abrigam pessoas que precisam se isolar por estarem com Covid-19, já que algumas não podem fazer isso porque moram em pequenas casas próximas, com um grande número de familiares, assinalou ACN.

Além disso, graças à irmã Shobka, que às vezes se comunica com as autoridades locais, conseguiu fazer "grandes avanços em uma área subdesenvolvida e esquecida" como Chhaygaon.

Graças à sua intervenção, foi possível obter "iluminação com energia solar" numa aldeia, o que permitiu afastar os elefantes que costumavam entrar à noite para atacar os seus territórios. Além disso, conseguiu a melhoria de uma das estradas em 2021, o que facilitará a comunicação e o transporte e, com isso, o desenvolvimento local.

A Igreja na área de missão é jovem, pois a população pertence a diferentes grupos étnicos indígenas e que se converteram ao cristianismo das religiões tribais tradicionais. Por isso, "estão cheios de fervor religioso e participam com entusiasmo na vida da Igreja, mas precisam de alguém que os apoie e os encoraje ao longo do caminho".

Por isso, as religiosas dão um grande apoio ao pároco no cuidado pastoral das aldeias remotas, onde, embora "não é possível celebrar a Eucaristia todos os domingos", reúnem os fiéis para rezar o terço ou outras orações e devoções. Além disso, apoiam a formação permanente dos catequistas. Com a nova motocicleta, seu trabalho pode ter um impacto maior.

No ano passado, a fundação ACN também permitiu que outros religiosos, sacerdotes e catequistas adquirissem, graças às doações de fiéis, um total de 266 automóveis, 119 motocicletas, 266 bicicletas e 12 barcos para a pastoral.

"Estamos extremamente gratos por sua ajuda generosa. Você e todos os benfeitores podem ter certeza de nossas orações. Por favor, ore por nós para que possamos sempre proclamar avidamente o Reino de Deus por meio de nossas palavras e ações", concluiu a irmã Lilly.

Confira também:

 

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar