28 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Nova Fazenda da Esperança no Uruguai foi abençoada com uma Missa

Missa de inauguração da casa Fazenda da Esperança em Montevidéu. Crédito: F. Gutiérrez - ICM

Foi inaugurada com uma Missa a nova casa da Fazenda da Esperança em Montevidéu (Uruguai), obra nascida no Brasil e conhecida em todo o mundo por se dedicar ao processo de recuperação de pessoas que buscam a libertação de seus vícios.

A casa localizada em um antigo convento carmelita no bairro de Punta de Rieles, foi inaugurada após uma Missa de Ação de Graças celebrada em 8 de agosto seguindo todas as medidas sanitárias correspondentes para evitar contágios por coronavírus.

A equipe de comunicações arquidiocesana (ICM) informou que participaram da Missa o Núncio Apostólico, Dom Martin Krebs; o Arcebispo de Montevidéu, Cardeal Daniel Sturla; os Bispos Auxiliares, Dom Pablo Jourdan e Dom Luis González; o Bispo de Melo, Dom Heriberto Bodeant; e oito sacerdotes.

Além disso, participaram os jovens que vivem há alguns dias na comunidade terapêutica, dirigentes e promotores do projeto, doadores, autoridades do governo como o ministro do Desenvolvimento, Pablo Bartol, e o presidente do Conselho Nacional de Drogas, Daniel Radío.

Em sua homilia, o Cardeal Sturla referiu-se às leituras do dia para dizer que na vida "às vezes temos uma brisa suave e às vezes temos tempestades, um vento contrário".

Da mesma forma, as pessoas que vivem na Fazenda da Esperança passaram por tempestades, mas "está a mão de Jesus, poderosa, estendida, que nos levanta. É Jesus e é a Igreja, que resgata por meio de diversas obras, faz chegar a palavra de Jesus, a salvação".

"Todos nós precisamos de Jesus, temos que fixar nossos olhos n'Ele, todos precisamos que Jesus nos agarre e nos resgate", assegurou o Cardeal Sturla.

Na ocasião, foi lida uma saudação dos fundadores da Fazenda da Esperança, Frei Hans Stapel e Nelson Giovannelli; também foi feito um agradecimento às religiosas carmelitas pela doação do mosteiro, aos voluntários que levaram o projeto adiante, entre outros benfeitores.

Durante o ofertório, os jovens da Fazenda da Esperança trouxeram ao altar três elementos elaborados por eles: um terço para pedir a proteção de Nossa Senhora, uma caneta artesanal que simboliza a oportunidade de escrever uma nova página de sua história e um pão, símbolo da comida cotidiana.

Após a Eucaristia e em meio aos intensos aplausos, os jovens Diego, Ismael e Lucas foram adiante para receber o seu diploma depois de um ano de recuperação em outra casa da obra.

No final da Missa, foi abençoada e entronizada uma imagem de Nossa Senhora, que foi encontrada naquele local e restaurada.

"Se Deus pode recompor os meninos, como não poderei restaurar uma estátua?", pensou a pessoa que restaurou a imagem mariana.

A Fazenda da Esperança é uma obra que nasceu em 1983, no Brasil, com o propósito de tratar diversos vícios, principalmente álcool e drogas.

A comunidade terapêutica presente no Uruguai há 11 anos, fundamenta seu trabalho em três aspectos determinantes: o Trabalho como processo pedagógico; a Convivência em família; e a Espiritualidade para encontrar o sentido da vida.

Confira também:

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar