27 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Papa Francisco pede às paróquias que saiam ao encontro dos idosos sozinhos

Papa Francisco recebe os participantes do primeiro congresso sobre pastoral dos idosos. | Vatican Media

O Papa Francisco incentivou a proclamar sem cansaço o Evangelho aos avós e aos idosos.

Assim indicou o Santo Padre nesta sexta-feira, 31 de janeiro, ao receber os participantes do primeiro Congresso Internacional da Pastoral dos Idosos, com o tema "A riqueza dos anos", organizado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

"Peço-lhes que não se cansem de proclamar o Evangelho aos avós e aos idosos. Vão ao encontro dos idosos com o sorriso no rosto e o Evangelho nas mãos. Saiam pelas ruas das paróquias, procurando os idosos que vivem sozinhos. A velhice não é uma doença, mas um privilégio! A solidão pode ser uma doença que pode ser curada com a caridade, a proximidade e o conforto espiritual", advertiu o Papa.

Em seu discurso, o Pontífice destacou que a riqueza dos anos "é riqueza das pessoas, de cada pessoa que tem muitos anos de vida, experiência e história. É o tesouro precioso que toma forma no percurso da vida de cada homem e mulher, qualquer que seja a sua origem, sua proveniência, suas condições econômicas ou sociais. A vida é um dom, e quando é longa é um privilégio, para si e para os outros. Sempre, sempre é assim".

Entretanto, o Papa Francisco reconheceu que "a desorientação social, a indiferença e a rejeição que as nossas sociedades têm pelos idosos, chamam não apenas a Igreja, mas todos a uma reflexão séria a fim de aprender a acolher e apreciar o valor da velhice".

"De fato, se de um lado os Estados enfrentam a nova situação demográfica no plano econômico, de outro, a sociedade civil precisa de valores e significados para a terceira e a quarta idade. Aqui, a comunidade eclesial pode dar a sua contribuição", acrescentou.

Por isso, o Santo Padre destacou a iniciativa deste primeiro congresso da pastoral dos idosos que iniciou "uma reflexão sobre a presença substancial de avós nas paróquias e sociedade".

"Peço-lhes que não se torne uma iniciativa isolada, mas que seja o início de um caminho de aprofundamento pastoral e de discernimento. Devemos mudar os nossos hábitos pastorais a fim de responder à presença de muitas pessoas idosas nas famílias e comunidades", pediu o Papa.

Além disso, o Pontífice explicou que "a longevidade na Bíblia é uma bênção", porque ajuda "a confrontar-nos com a nossa fragilidade, com a dependência recíproca, com os nossos lações familiares e comunitários, mas sobretudo com a nossa filiação divina".

Assim, Francisco assinalou que "a Igreja se torna o lugar em que as gerações são chamadas a partilhar o projeto de amor de Deus, numa relação de troca recíproca dos dons do Espírito Santo. Essa partilha entre gerações nos obriga a mudar o nosso olhar em relação aos idosos a fim de aprender a olhar o futuro junto com eles".

"Quando pensamos nos idosos e falamos deles, sobretudo na dimensão pastoral, devemos aprender a mudar um pouco os tempos verbais. Não há apenas um passado, como se para os idosos só houvesse uma vida atrás deles e um arquivo mofado. Não. O Senhor pode e quer escrever com eles também novas páginas, páginas de santidade, de serviço, de oração... Hoje, gostaria de lhes dizer que os idosos são o hoje e o amanhã da Igreja. Sim, eles são também o futuro de uma Igreja que, junto com os jovens, profetiza e sonha. Por isso, é importante que  idosos e jovens conversem entre si. É muito importante".

Do mesmo modo, o Papa Francisco explicou que os avós "são o elo indispensável na educação das crianças e dos jovens na fé", pois atualmente, "nas sociedades secularizadas de muitos países, as gerações atuais de pais não têm, na sua maioria, a formação cristã e a fé viva que os avós podem transmitir aos seus netos".

"Eles são o elo indispensável na educação das crianças e dos jovens na fé. Devemos nos acostumar a incluí-los em nossos horizontes pastorais e a considerá-los como uma das componentes vitais de nossas comunidades. Eles não são apenas pessoas que somos chamados a ajudar e a proteger, mas podem ser protagonistas de uma pastoral evangelizadora, testemunhas privilegiadas do amor fiel de Deus", ressaltou o Papa.

Finalmente, o Santo Padre agradeceu aos que dedicam suas energias pastorais aos avós e aos idosos e assegurou que "o que hoje é a sensibilidade de uns poucos se tornará patrimônio de cada comunidade eclesial".

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também:

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar