28 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Canonizado Bartolomeu dos Mártires, um dos mais conceituados padres do Concílio de Trento

Imagem de São Bartolomeu dos Mártires na Catedral de Braga | Agência ECCLESIA/LFS

A Igreja em Portugal celebrou no domingo, 10 de novembro, a canonização equipolente de São Bartolomeu dos Mártires, Arcebispo de Braga e um dos mais "conceituados padres do Concílio de Trento".

O Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Angelo Becciu, presidiu a Missa em ação de graças, na Catedral de Braga, durante a qual leu o decreto de canonização do novo santo português.

Participaram da Eucaristia o presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, Dom Manuel Clemente, o Arcebispo de Braga, Dom Jorge Ortiga, outros bispos das dioceses de Portugal e clero dos territórios onde foi Frei Bartolomeu foi bispo, bem como da Ordem dos Pregadores (dominicanos).

Em sua homilia, o Cardeal Becciu explicou a canonização de Frei Bartolomeu dos Mártires. Segundo ele, "a expansão do seu culto para além dos confins da Arquidiocese de Braga e a relevância eclesial da sua santidade e da incidência do seu ensinamento sobre a prática cristã e sobre a evangelização levaram o Santo Padre Francisco a incluí-lo definitivamente no elenco dos santos".

Conforme assinalou a Agência Ecclesia, do episcopado português, o Purpurado também pontuou os "motivos de conveniência pastoral para esta canonização", que inclui a "profundidade da sua cultura teológica e do seu ensinamento como doutor e exemplar mestre da ordem dos pregadores".

Além disso, ressaltou seu "forte empenho pela reforma da Igreja e a renovação da vida cristã", assinalando que Bartolomeu dos Mártires foi um dos mais "férvidos  e conceituados padres do Concílio de Trento, o mais importante acontecimento eclesial quinhentista".

Para o Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, "a grande atualidade" da mensagem de Bartolomeu dos Mártires pode ser entendida "especialmente no âmbito doutrinal e pastoral, como homem de oração, grande evangelizador e bispo totalmente dedicado às pessoas a ele confiadas".

Nesse sentido, recordou a "incansável renovação da diocese" promovida pelo novo santo, o qual visitava as 1300 paróquias a cada três anos.

Por sua vez, o atual Arcebispo de Braga, Dom Jorge Ortiga, considerou que a "graça da declaração" da santidade de Frei Bartolomeu dos Mártires "nunca poderá ser interpretada como acontecimento passado sem incidência no cotidiano das pessoas e das dioceses".

Já o presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse aos jornalistas após a celebração que o "Papa Francisco reconhece no novo santo exatamente a sua mensagem: partir para as periferias e para os que mais sofrem e marginalizados".

São Bartolomeu dos Mártires nasceu em Lisboa a 3 de maio de 1514. Foi arcebispo de Braga em uma ocasião em que a Arquidiocese incluía os territórios das dioceses de Braga, Bragança, Vila Real e Viana do Castelo.

Afirmou-se como uma das vozes de referência no Concílio de Trento (1543- 1563). Também ficou conhecido por sua preocupação com a estruturação da Igreja Católica local e pelo seu empenho nas causas sociais, de modo particular junto dos mais pobres e doentes.

Depois de renunciar em 1582, por motivos de idade, Frei Bartolomeu dos Mártires faleceu em 1590, no Convento de Santa Cruz, em Viana do Castelo.

Também em Viana do Castelo, a canonização de São Bartolomeu dos Mártires foi recordada na sábado, 9 de novembro, com uma vigília de oração, na Igreja de São Domingos, onde ele está sepultado por sua vontade expressa.

Em sua homilia, o Bispo de Viana do Castelo, Dom Anacleto Oliveira, se referiu ao novo santo português como "um exemplo para todos os tempos". De acordo com o Prelado, Bartolomeu dos Mártires "entranhou as enfermidades do seu povo".

Confira também:

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar